SindCast | SindCast #56 - PLEBISCITO POPULAR | Com Joelson Gonçalves

SindCast #56 - PLEBISCITO POPULAR | Com Joelson Gonçalves

A proposta do plebiscito é uma solução de impacto para a desigualdade

12/08/2025

mochilao_14

O Sindcast, podcast do Sintpq, realizou um debate direto e sem rodeios sobre a urgência de uma reforma tributária no Brasil, com a participação do professor Joelson Gonçalves de Carvalho, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O foco da discussão foi a proposta do plebiscito popular, que defende a isenção de imposto de renda para salários de até R$ 5.000 e o aumento da taxação para quem ganha mais de R$ 50.000.

O professor Joelson apontou a regressividade do sistema atual como o principal problema. "Para quem ganha até dois salários mínimos, aproximadamente 50% fica em impostos. Para quem ganha 30 salários mínimos, isso já cai para aproximadamente 27%," afirmou. Ele criticou o imposto de renda, que tem uma alíquota máxima de 27,5% que atinge tanto trabalhadores de renda média quanto os multimilionários. "Eu e o Neymar somos taxados a priori na mesma quantidade," ironizou o professor, destacando a injustiça.

A proposta do plebiscito, segundo o professor, é uma solução de impacto para a desigualdade. Ele explicou que a isenção para salários mais baixos injeta dinheiro na economia, já que a classe trabalhadora tem "demanda reprimida" e gasta o que ganha. "Mais renda é mais consumo, mais crescimento econômico," resumiu.

Rebatendo os argumentos contrários, o professor Joelson foi direto. A suposta queda na arrecadação seria compensada pelo aumento da taxação dos mais ricos. Ele também desmentiu a falácia de que a carga tributária brasileira é uma das maiores do mundo, afirmando que o problema não é o tamanho do imposto, mas a forma desigual como ele é cobrado.

Para quem deseja compreender os desafios e propostas para uma reforma fiscal justa, o episódio está disponivel no Youtube e Spotify.