Notícias | Embrapa Agrobiologia é resultado de pesquisa brasileira para agroecologia e orgânicos

Embrapa Agrobiologia é resultado de pesquisa brasileira para agroecologia e orgânicos

10/12/2014

A Embrapa Agrobiologia é uma das 47 Unidades Descentralizadas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A unidade está localizada no município de Seropédica, no Rio de Janeiro, possuindo um quadro técnico de 150 colaboradores, com 67 assistentes, 40 analistas e 43 pesquisadores. Suas principais linhas de pesquisa são agroecologia e produção orgânica, microbiologia e insumos biológicos, recuperação de áreas degradadas, genética molecular e bioquímica, bem como indicadores de sustentabilidade.

O conjunto de suas pesquisas evolui rapidamente na direção de critérios mundiais de capacidade de produção agrícola em condições suportáveis para o planeta. No caso do Brasil em específico, mira nos limites existentes para evitar a degradação do solo brasileiro.

Já existem regiões no Nordeste, Sudeste e Sul onde a desertificação da terra é visível e em grandes extensões. Áreas como em Pelotas, no Rio Grande do Sul, por exemplo, são consideradas totalmente impróprias para a agricultura para o próximo século. É o resultado de métodos de cultura e produção totalmente extrativistas e sem preocupação com a permanência da fertilidade.

Justamente em função deste panorama, em evolução progressiva, o trabalho da Embrapa Agrobiologia passa a ser uma grande aposta na busca de soluções sustentáveis para a produção e segurança alimentar. É preciso mais e mais investimentos para inovação biológica prática e de uso imediato. O próprio aumento do valor das terras no Brasil faz com que o produtor agrícola pense mais na preservação do solo como seu patrimônio primário.

A Embrapa Agrobiologia começou como uma pequena estrutura de estudos e hoje sinaliza com o potencial de ser a mais importante fronteira de conhecimento da instituição muito em breve.