Notícias | Explosão do VLS completa 13 anos e vítimas são lembradas em homenagem no MAB

Explosão do VLS completa 13 anos e vítimas são lembradas em homenagem no MAB

22/08/2016

Neste 22 de agosto, completam-se 13 anos do acidente com o foguete Veículo Lançador de Satélites (VLS), que vitimou 21 colegas do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. Para homenagear esses profissionais, o Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Federais na Área de Ciência e Tecnologia do Setor Aeroespacial (SindCT) convida os servidores a prestar homenagem a esses trabalhadores hoje, às 13h, no Memorial Aeroespacial Brasileiro – MAB, em frente ao monumento às vítimas do acidente com o VLS.

A causa do acidente apontada pelo relatório final de investigação, concluído pelo Comando da Aeronáutica em fevereiro de 2004, foi um ‘acionamento intempestivo’ provocado por uma pequena peça que ligava o motor. Três dias antes do lançamento, o VLS passava por ajustes finais da Torre Móvel de Integração (TMI), no Centro de Lançamento Alcântara, quando uma ignição prematura de um dos motores resultou na explosão do protótipo de 21 metros de altura e na morte de 21 tecnologistas.

Até o desenvolvimento do VLS, foram necessários 20 anos de pesquisa e aprofundamento. Nos últimos anos, a retomada do desenvolvimento do veículo espacial que coloque um satélite nacional na órbita do planeta Terra com o impulso de parcerias internacionais foi acelerada.