II Encontro do Observatório discute Cidades Digitais, Relações academia-empresa e mercado de trabalho em TI
tando com apoio da FINEP/MCTI, o Encontro do Observatório surgiu no ano passado com o propósito de reunir empresas, academia e governo para discutir temas de interesse para o setor de sofware e serviços de TI e avançar com propostas de trabalho em conjunto. Nessa segunda edição, prevê discussão dos seguintes temas: Cidades Digitais, Relações academia-empresa e mercado de trabalho em TI.
O primeiro dia, 31 de outubro, será dedicado ao tema Cidades Digitais. Entre palestrantes, contaremos com a presença de especialistas, prefeitos de municípios com casos de implantação de cidades digitais, fornecedores de soluções e representantes de instituições governamentais. No final do evento, das 16:30 às 18:00 hs., prevemos mesa de debate sobre alternativas para participação de fornecedores de tecnologia de pequeno e médio porte em projetos de implantação de cidades digitais. No dia, prevê-se também acordo de intenções entre a IMA - Informática de Municípios Associados S.A., empresa de economia mista ofertante de soluções em TIC para a Prefeitura de Campinas, sua principal acionista; o CECOMPI, representando em torno de vinte pequenas e médias empresas do cluster de TIC do Cone Leste Paulista; o Softex Campinas, com cerca de dez pequenas e médias empresas de software e serviços de TI de Campinas e região; e a Softex, visando à conjugação de esforços e ao trabalho conjunto para desenvolvimento de caso-piloto de sucesso de implantação de cidade digital no município de Campinas ou região.
O segundo dia do Encontro do Observatório, 1º de novembro, será voltado para o tema Relações entre Academia e Empresa e Mercado de Trabalho em TI. Contaremos, também neste caso, com a participação de representantes de governo, academia e empresa para falar das suas experiências no que se refere aos esforços realizados para interação academia e empresa. O Professor Silvio Meira, da UFPE, fará apresentação sobre os efeitos das ondas de inovação na destruição e criação de trabalho e emprego e lançará o seu livro sobre Inovação e Empreendedorismo. A seguir, das 15:00 às 16:30 hs., será constituída mesa redonda, com a participação de entidades do setor e palestrantes, visando à discussão do perfil requerido para o profissional de TI do futuro e como governo, academia e empresa devem se organizar agora para plantar as sementes do que está por vir.
Informações adicionais sobre o II Encontro do Observatório podem ser obtidas no site da SOFTEX (www.softex.br)
Fonte: Softex Nacional
Veja também
Projeto QualiFacti certifica mais de 1.800 profissionais gratuitamente e lança nova agenda de cursos
25/10/2024A demanda por profissionais qualificados no setor de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) está ...
Presidente do SINTPq defende ações em prol da saúde mental no trabalho
16/10/2024O presidente do SINTPq, José Paulo Porsani, tem participado de debates públicos em diferentes instituições ...
Hotel Miramar SINTPq: Pacotes de réveillon estão disponíveis para sindicalizados
10/10/2024Os sócios e sócias do sindicato já podem garantir sua reserva para curtir o Ano ...