Imposto sindical volta para carteira
Já começou a devolução dos 60% do imposto sindical para os associados do SINTPq. Os trabalhadores da Ergostech receberam no dia 23 durante a assembleia de início da Campanha Salarial 2012.
A devolução é feita em dinheiro diretamente ao associado e as assembleias serão o momento prioritário para o reembolso. Nas três empresas de São Paulo, duas - IPT e Instituto Royal - também já receberam..
O Imposto Sindical, recolhido de todos os trabalhadores do Brasil no mês de março, é ressarcido pelo Sindicato prioritariamente por meio dos próprios diretores, com prévio agendamento em cada empresa.
Para efetivar a devolução, o Sindicato solicitou às instituições os dados sobre os pagamentos: o valor descontado de cada trabalhador. A devolução é realizada porque o Sindicato defende que o sustento do movimento venha de forma consciente, ou seja, pela livre opção do trabalhador de se sindicalizar e contribuir financeiramente com a associação.
Os 40% que não são devolvidos são destinados às federações, confederações, as centrais sindicais e à Conta Especial Emprego e Salário. Quem se sindicalizar até o dia 30 de maio também receberá o retorno.
Os trabalhadores das empresas com situações atípicas – Venturus e Fundepag – não terão a devolução do imposto, pois os valores não foram repassados ao Sindicato.
Veja também
Retirada da autarquização da pauta do Consu reforça pressão de trabalhadores e do SINTPq por debate transparente
03/12/2025Por Israel Moreira Foto: Divulgação / Unicamp O SINTPq, em conjunto com trabalhadoras e trabalhadores da Funcamp, ...
Acordo federal reforça CNPEM como núcleo estratégico do SUS e amplia capacidade cientÃfica
02/12/2025Por Israel Moreira Foto: Divulgação / CNPEM O governo federal formalizou, na semana passada, um termo aditivo ...
Pesquisa nacional indica alta aprovação aos sindicatos, mas dirigente do SINTPq diz que realidade local é oposta
02/12/2025Por Israel Moreira Foto: Agência Brasil Uma nova pesquisa nacional revela que 68% dos trabalhadores brasileiros consideram ...











