Notícias | Inovação na agricultura familiar é saída para erradicar a pobreza e a fome, afirma FAO

Inovação na agricultura familiar é saída para erradicar a pobreza e a fome, afirma FAO

25/11/2014

Inovação na agricultura familiar é a chave para garantir a longo prazo a segurança alimentar global, defende a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) no relatório Estado Mundial da Agricultura e da Alimentação - 2014: Inovação na Agricultura Familiar, divulgado em outubro, no Dia Mundial da Alimentação.

O documento sugere que essa seja a alternativa para alimentar a crescente população mundial – que está projetada em 9,6 bilhões de pessoas até 2050 – e erradicar a pobreza e a fome. Isso porque, para dar conta dessa demanda, a produção de alimentos teria de aumentar em 60% frente ao registrado nos anos de 2005 a 2007. Paralelamente, seriam provocados impactos diretos no solo, na água e na biodiversidade; sem esquecer que as mudanças climáticas tornam esse cenário ainda mais complicado para a produção de alimentos.

O relatório afirma que nove em cada dez fazendas no mundo são de propriedade de agricultura familiar, sendo grande parte delas menores do que dois hectares. “Muitas destas pequenas e médias fazendas têm acesso limitado a recursos. E os níveis de produtividade são baixos. Se elas servirão para ajudar a atender a demanda adicional por alimentos, a preservar os recursos naturais e combater a pobreza, elas vão precisar não só crescer mais, mas também fazê-lo de forma sustentável”, reforça a FAO.

Para tal, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura enfatiza que a inovação é o caminho. Entre os tópicos elencados para viabilizar o fortalecimento e a contribuição da agricultura familiar estão: organizações de produtores que podem incentivar e dar suporte à inovação entre seus membros; investimento público em P&D agrícola; serviços de extensão e de consultoria ampliados; ambiente favorável à inovação, incluindo a boa governança, condições macroeconômicas estáveis, regimes legais e regulatórios transparentes, direitos de propriedade seguros, ferramentas de gestão de risco e um mercado estruturado.

“Essas definições caracterizam inovação como um processo, e não como um evento isolado”, afirma a FAO. “Alimentar o mundo nas próximas décadas dependerá criticamente dos mais de 500 milhões de agricultores familiares que formam a espinha dorsal da agricultura na maioria dos países. Ao mesmo tempo, a agricultura familiar terá que assumir papel de liderança na luta contínua não só contra a fome e a pobreza, mas também na preservação do ambiente contra a degradação”, conclui.

Importância da agricultura familiar:

- A agricultura familiar e de pequena escala estão intimamente vinculados à segurança alimentar mundial.
- A agricultura familiar preserva os alimentos tradicionais, além de contribuir para uma alimentação balanceada, para a proteção da agrobiodiversidade e para o uso sustentável dos recursos naturais.
- A agricultura familiar representa uma oportunidade para impulsionar as economias locais, especialmente quando combinada com políticas específicas destinadas a promover a proteção social e o bem-estar das comunidades.

Fonte: Inovação - Revista Eletrônica de P,D & I