Notícias | Internet das coisas será ainda maior do que onda dos celulares

Internet das coisas será ainda maior do que onda dos celulares

02/06/2016

Se você achava que a onda dos celulares chegou com força total que não havia como superá-la, espere para ver o avanço da internet das coisas (IoT, na sigla em inglês). Relatório da Ericsson mostra que IoT vai superar celulares como a maior categoria de dispositivos conectados até 2018.

Entre 2015 e 2021, indica o estudo, a expectativa é de que o número de dispositivos conectados de IoT cresça 23% anualmente – aparelhos celulares que utilizam IoT tem a maior previsão de crescimento. Dentre os 28 bilhões de dispositivos totais que estarão conectados até 2021, aproximadamente 16 bilhões serão dispositivos de IoT.

Em termos regionais, a Europa Ocidental será líder na adição de conexões de IoT. Assim, o número de dispositivos no setor está projetado para crescer 400% até 2021. Isso será impulsionado principalmente pelos requisitos regulamentares – como medidores inteligentes de utilities – e pela crescente demanda por carros conectados, incluindo a orientação de e-call da União Europeia, que tem a sua implementação planejada para 2018.

O levantamento indica ainda que as assinaturas de smartphones continuam a aumentar e prevê-se que elas ultrapassem as de telefones básicos no terceiro trimestre deste ano. Em 2021, as assinaturas de smartphones praticamente dobrarão, passando de 3,4 bilhões para 6,3 bilhões. Segundo o relatório, o número de assinaturas móveis únicas é de 5 bilhões hoje, o que mostra essa o rápido crescimento da tecnologia móvel em um curto período de tempo.

Fonte: IT Forum 365