Ministro Aldo Rebelo acompanha a presidenta Dilma na 7ª Cúpula dos Brics, na Rússia
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, embarcou na terça-feira (7) para a cidade de Ufá, na Rússia, onde acompanha a presidenta da República, Dilma Rousseff, na 7ª Cúpula dos Brics (bloco formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). A Cúpula termina quinta-feira (9).
No mês passado, Aldo Rebelo cumpriu uma agenda oficial em Moscou, para ampliar a cooperação entre o Brasil e a Rússia nas áreas de ciência, tecnologia e inovação (CT&I). O diálogo Brasil-Rússia na área de CT&I ocorre no âmbito do Acordo de Cooperação Científica e Tecnológica assinado entre os dois países em novembro de 1997.
A cooperação inclui perspectivas de parcerias nas áreas do espaço, da nanotecnologia, da biotecnologia e das tecnologias da informação e comunicação (TICs). E também diretrizes para a cooperação entre parques tecnológicos e institutos de inovação, tendo como referência, na Rússia, o Centro de Inovação de Skolkovo.
A Fundação Skolkovo é o maior parque tecnológico em construção na Rússia. Durante visita ao parque, Aldo Rebelo foi recebido por seus diretores para participar de uma reunião onde discutiu perspectivas de cooperação em áreas como desenvolvimento de pesquisas científicas, de tecnologias para a inovação e formação de recursos humanos. Abordou-se, também, a possibilidade de interação da Skolkovo com parques tecnológicos brasileiros, como o de São José dos Campos (SP).
O parque tecnológico russo fica a 15 quilômetros de Moscou, em uma área de 400 hectares, que terá ao todo 2,5 milhões de metros quadrados construídos. No complexo, previsto para ficar pronto em 2020, funcionará uma cidade tecnológica, com universidade, laboratórios, incubadoras de empresas, startups, além de conjuntos habitacionais, escolas, centros comerciais, de medicina e de recreação. A previsão é que Skolkovo seja moradia e local de trabalho para 25 mil habitantes, estudo e pesquisa para outros 30 mil.
Cooperação
Em março deste ano, os ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) do grupo, assinaram, no Palácio Itamaraty, em Brasília, um memorando de entendimento para institucionalizar a cooperação dos países no âmbito do bloco. Aldo Rebelo e os titulares das pastas correlatas das outras quatro nações também subscreveram a Declaração de Brasília, que reafirma e aprofunda as prioridades estabelecidas no 1º Encontro Ministerial de CT&I dos Brics, realizado em fevereiro de 2014, na Cidade do Cabo (África do Sul). Na ocasião, o grupo aprovou a Declaração da Cidade do Cabo.
Em Brasília, o ministro ressaltou que os documentos assinados "constituem sinais claros da vitalidade e do dinamismo dos Brics, que estão assentados sobre bases muito firmes, seguras e sólidas, porque a iniciativa reúne as esperanças dos nossos povos e das nossas sociedades e tem o respaldo e o apoio dos nossos parlamentos, dos nossos poderes executivos". Ao longo deste ano, Aldo Rebelo esteve reunido com as delegações da África do Sul, China, Índia e Rússia, visando estreitar parcerias em CT&I.
Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Veja também
SindCast debate atual situação da pesquisa pública no Estado de SP
28/05/2021O SindCast #35 - o podcast do SINTPq - conta com a participação de um convidado inédito, João ...
SindCast aborda assédios e importunações nas redes sociais enfrentados pelos trabalhadores
26/03/2021Com o home office sendo seguido por muitas empresas, os assédios e importunações enfrentados pelos ...
SINTPq lança minidocumentário comemorativo em live na quinta-feira (25)
24/03/2021Celebrar 30 anos de história e conquistas é um feito marcante para qualquer entidade. Pensando ...