Notícias | Movimento sindical participa de ato em apoio a Vini Jr. no consulado da Espanha

Movimento sindical participa de ato em apoio a Vini Jr. no consulado da Espanha

O SINTPq torna público seu repúdio às ofensas racistas praticadas contra o jogador brasileiro e reforça as cobranças por punição aos culpados

24/05/2023

Manifestantes prestaram apoio ao jogador do Real Madrid, alvo constante de ataques racistas | Foto: Daniel Arroyo/Ponte Jornalismo

A diretoria do SINTPq, juntamente com o movimento sindical brasileiro, manifesta apoio ao jogador Vinícius Junior em sua luta contra o racismo. Na última terça-feira, dia 23, um ato foi realizado em frente ao Consulado Geral da Espanha, em São Paulo. A ação foi organizada pelo movimento negro e contou com a participação de sindicatos, centrais sindicais, partidos políticos do campo progressista e outros movimentos sociais.

O protesto foi marcado por falas em repúdio a La Liga (organizadora do campeonato espanhol) e em defesa do atacante do Real Madrid. O grupo pediu punição aos agressores do atleta. O atacante foi vítima de racismo durante uma partida em que o Real Madrid perdeu por 1 a 0 do Valencia, no dia 21 de maio. A torcida do Valencia chamou diversas vezes o brasileiro de “macaco”. 

Em nota, a CUT (Central Única dos Trabalhadores) se manifestou sobre o caso cobrando medidas práticas: "A CUT e suas entidades repudiam veementemente as repetidas provocações racistas contra Vinicius Jr., considerando-as crime. Nossa Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) reivindica a retirada do patrocínio do banco Santander à La Liga espanhola, por entender que não basta apenas repudiar, é preciso ter medidas mais contundentes e imediatas."

Também houve cobranças de punição feitas pelo presidente Lula e por nota emitida pelos Ministérios das Relações Exteriores, da Igualdade racial, da Justiça e Segurança Pública, do Esporte e dos Direitos Humanos e da Cidadania. 

Ataques racistas ao atleta brasileiro Vinícius Júnior - Nota Conjunta MRE, MIR, MJSP, MEsp, MDHC

O governo brasileiro repudia, nos mais fortes termos, os ataques racistas que o atleta brasileiro Vinícius Júnior vem sofrendo reiteradamente na Espanha.

Tendo em conta a gravidade dos fatos e a ocorrência de mais um inadmissível episódio, em jogo realizado ontem, naquele país, o governo brasileiro lamenta profundamente que, até o momento, não tenham sido tomadas providências efetivas para prevenir e evitar a repetição desses atos de racismo. Insta as autoridades governamentais e esportivas da Espanha a tomarem as providências necessárias, a fim de punir os perpetradores e evitar a recorrência desses atos. Apela, igualmente, à FIFA, à Federação Espanhola e à Liga a aplicar as medidas cabíveis.

O governo brasileiro tem atuado em cooperação com o governo da Espanha para coibir, reprimir e promover políticas de igualdade racial e compartilhar conhecimento e boas práticas para ampliar o acesso de pessoas afrodescendentes e imigrantes ao esporte com total intolerância a toda e qualquer prática discriminatória, com o apoio ao aperfeiçoamento das melhores práticas internacionais para promover a prevenção e o combate ao racismo, além de qualquer tipo de discriminação nas diferentes modalidades de esportes.

notice

Mais de 200 pessoas foram até o consulado da Espanha com faixas e bandeiras exigindo providências | Foto: ROBERTO PARIZZOTTI