Notícias | Neurocientista que trocou Brasil pelos EUA critica política científica e fusão dos ministérios

Neurocientista que trocou Brasil pelos EUA critica política científica e fusão dos ministérios

01/07/2016

A neurocientista Suzana Herculano-Houzel, que deixou o Brasil há um mês e meio para continuar seu trabalho de pesquisa nos Estados Unidos, disse ontem (30), ao participar de debate na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que “agora pode fazer seu trabalho”. Suzana também criticou a incorporação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação ao Ministério das Comunicações pelo governo interino de Michel Temer.

“Não acho nada surpreendente [a fusão], porque é apenas mais uma evidência do quanto a ciência é desvalorizada no Brasil”. Segundo ela, com a perda de importância da pasta, o país tende a se tornar cada vez mais dependente do conhecimento e da tecnologia gerada no exterior.

Suzana disse achar sintomático que sua decisão de aceitar a proposta de lecionar na Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos, tenha causado comoção. “Se eu recebo uma proposta melhor de trabalho e aceito ou não aceito, não deveria ser da conta de ninguém”, criticou a pesquisadora, que disse ter certeza de que tomou a decisão certa e que está “extremamente satisfeita com sua rotina” nos EUA.

“Eu agora trabalho em um lugar onde a administração é feita por administradores, onde a informática é cuidada por pessoas especializadas em informática, onde eu não sou minha própria agente de viagens, contadora, eletricista, torneira mecânica, etc” comparou. Suzana era pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro e defende mais cobrança por resultados no meio acadêmico brasileiro.

Fonte: Agência Brasil