Pesquisa aponta inovação como prioridade da Geração Y
A consultoria Deloitte divulgou uma pesquisa mundial a respeito do que é essencial para o crescimento da economia e dos negócios. As perguntas foram feitas para a chamada geração “Millenial”, recém egressa das faculdades e ainda em transição no mercado de trabalho.
Para 78% deste público, futuros líderes do mundo, o fator determinante é a inovação. Foram mais de cinco mil entrevistas com os profissionais da geração Y (nascidos entre 1982 e o começo da década de 1990) de 18 países, inclusive o Brasil.
Mesmo com o ambiente de incertezas econômicas do mundo, apenas 26% desses jovens acham que os líderes estão fazendo o suficiente para encorajar práticas que promovam a inovação. “A concorrência no mundo está cada vez maior. Ou as organizações acompanham as inovações promovendo novas ideias que prosperem ou acabarão perdendo espaço”; explica Milton Da Vila, líder da prática de inovação da Deloitte.
O estudo revela ainda que 84% dos futuros líderes consideram que as inovações têm um impacto positivo na sociedade e 65% acreditam que as atividades de organizações e mesmo empresas comerciais beneficiam a sociedade de alguma maneira. Quase metade dos entrevistados (45%) acredita que as inovações geram mais impacto positivo na sociedade do que as inovações do governo (18%) e das entidades acadêmicas (17%).
Talento como um catalisador para a inovação
A inovação é considerada um fator importante para o recrutamento e retenção de um talento. Dois terços dos entrevistados disseram que a inovação é um fator chave para uma organização escolher seus colaboradores. No entanto, as divergências apareceram quando os entrevistados foram questionados sobre os pré-requisitos para a inovação:
• 39% acreditam que para inovar é necessário investir em incentivos e recompensas para novas ideias e criatividade
• 34% dizem que para obter um ambiente de trabalho inovador é preciso oferecer tempo livre para os funcionários se dedicarem ao aprendizado e à criatividade
• 32% consideram a abertura de desafios e a liberdade de criação como chave para a inovação
• 42% acreditam na importância de incentivar o pensamento inovador em todos os níveis da organização
A realidade mostra que o processo de transição dos antigos para os novos líderes é contínuo. Conforme as novas gerações assumem as lideranças, a visão vai mudando. A geração Y sinaliza muito mais convicção a respeito da importância de investimentos em pesquisa, busca de conhecimento e associação livre de ideias em benefício direto e imediato da sociedade.
Variações de acordo com países e setores
Os entrevistados que fazem parte dos países do BRICS consideram-se inovadores, bem como suas organizações. Já os entrevistados do Japão classificam suas empresas abaixo da média em quase todos os aspectos da inovação: 70% dos entrevistados nos países do BRICS classificam seus empregadores como inovadores, enquanto no Japão apenas 25% os classificam desta maneira.
• Seis em cada dez (62%) entrevistados se descrevem como inovadores, começando pela a Índia (81%), Tailândia (79%), África do Sul (78%) e Brasil (77%) até o Japão (24%).
• 65% dos entrevistados consideram que suas empresas promovem benefícios para a sociedade, liderada pelo Brasil (83%), Índia (74%) e Alemanha (73%). Apenas 46% responderam afirmativamente na Coreia do Sul.
• Os setores considerados mais inovadores são: tecnologia, mídia e telecomunicações (52%); bens de consumo / serviços (47%) e de produção (37 por cento).
• Os setores considerados como os que mais necessitam de inovação são: educação (27%); energia elétrica (18%), e o governo (17%).
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