Quais os melhores argumentos para uma empresa investir em inovação?
Em períodos de retração de mercado, os orçamentos ficam mais enxutos. Muitas empresas aproveitam esses momentos turbulentos para congelarem projetos e investimentos. As soluções TI, apesar de serem ótimas ferramentas para otimização e melhorias de processos, não passam ilesas a esses cortes.
Há pouco tempo a Fundação Getúlio Vargas divulgou uma pesquisa mostrando que, em decorrência da crise, as brasileiras estagnaram seus investimentos em tecnologias. Do outro lado dessa balança, consultorias e pesquisas de mercado reforçam a ideia que o investimento em tecnologias é fundamental para o sucesso de longo prazo das organizações. Como resolver essa equação?
“Um líder de negócios sensato geralmente procura por três fatores: aumento de receita, custo reduzido ou risco evitado. A iniciativa que solucionar os fatores mais importantes para os negócios prevalecerá”, resume Leon Adato, gerente técnico da SolarWinds. Confira entrevista com o executivo, feita pelo portal Computer World, em que ele compartilha argumentos para uma empresa manter os investimentos em inovação.
Computerworld Brasil: Quais são os melhores argumentos para convencer os líderes de negócios de que vale a pena investir em inovações de TI?
Leon Adato: É importante que os profissionais de TI entendam as três principais motivações de quase todos os líderes de negócios e que nenhuma delas tem a ver o com mérito técnico da solução. Primeiro, pessoas que lideram empresas se preocupam com o crescimento. Elas se interessam por coisas que aumentam os resultados financeiros. Isso inclui desde simplificar o processo de pedidos até melhorar a distribuição de mensagens de marketing para tornar o conteúdo mais amigável para a otimização do mecanismo de pesquisa.
Em segundo lugar, elas se preocupam com os custos. O gerenciamento também se interessa por tudo o que possa reduzir os gastos. Em termos de TI, isso inclui a automação, a substituição de softwares caros por alternativas de custo menor e a redução do espaço ocupado pelo hardware em geral, o que implica na redução da manutenção, do suporte e até mesmo do consumo de energia.
Por último, os líderes de negócios se preocupam com riscos, na medida em que eles estão dispostos a gastar mais dinheiro agora para evitar resultados mais caros no futuro. As equipes de segurança de TI melhoraram ao indicar os grandes custos fiscais arcados por empresas que já sofreram violações de dados devido à negligência. Mas o caso é resolvido facilmente ao descrever os riscos inerentes na falta de tolerância a falhas, no recrutamento de adequado de pessoal para a TI ou em ter hardwares atualizados com contratos de manutenção atuais.
O segredo para se obter uma solicitação aprovada é entender qual desses interesses é dominante sob o ponto de vista do gerenciamento e se concentrar nele. Além disso, os profissionais de TI também devem se lembrar que não existem problemas de tecnologia, mas sim problemas comerciais nos quais a tecnologia faz parte da solução. As solicitações de orçamento do departamento de TI devem ser desenvolvidas dessa forma; caso contrário, os líderes de negócios dificilmente entrarão em acordo.
O ROI é a melhor ferramenta para avaliar o sucesso das iniciativas de TI? Por quê?
Adato: A melhor maneira de avaliar o sucesso de uma iniciativa de TI é compará-lo às metas definidas antes da iniciativa. Dessa forma, retornamos às três metas de qualquer iniciativa, que envolvem aumentar a receita, reduzir os custos ou evitar os riscos. O ROI trata apenas do elemento da redução de custos.
Além disso, avaliar o sucesso só é possível quando resultados razoáveis, lógicos, bem definidos e mensuráveis são estabelecidos logo no início do projeto. Por exemplo, "facilitar o trabalho da central de ajuda" não é o suficiente; mas "reduzir tíquetes de central de ajuda relacionados ao aplicativo X por 20% mensalmente nos primeiros três meses de implementação do novo sistema" já atende a expectativas.
Em meio a uma crise econômica, como a que o Brasil enfrenta no momento, o que é mais importante: investir na otimização da infraestrutura de TI atual ou buscar orçamento para novas iniciativas de TI? Por quê?
Adato: Vamos supor que uma "nova iniciativa" está relacionada de alguma forma à área que será afetada pela otimização: se o ambiente atual de uma organização está baseado em um software ultrapassado, então toda a otimização do mundo provavelmente não ajudará. Por outro lado, se os aplicativos de uma organização são baseados em Linux, e o data center já estiver 90% virtualizado, também não seria recomendável gastar dinheiro para migrar instâncias conteinerizadas do Windows em execução na nuvem.
Há pouco tempo, conversei com meu mecânico e ele me deu uma ótima fórmula que também pode ser aplicada aqui: quando o custo do conserto é maior que o valor estimado do carro, é melhor que o cliente pense em comprar um novo modelo em vez de gastar dinheiro com reparos. Por outro lado, quando o valor do conserto é menor que o valor atual do carro, é um bom investimento, pois ele deve ampliar a vida útil do carro além do nível do preço.
Em termos de TI, primeiro, é necessário avaliar o custo total da otimização. Isso inclui migração, reciclagem etc. Se o custo dessa otimização for maior que o valor da sua operação atual, talvez seja o momento de considerar a nova iniciativa (ou seja, uma substituição). No entanto, se o custo da otimização for menor que o valor atual, essa provavelmente será uma ótima maneira de estender a vida útil do seu estado atual sem trazer grandes mudanças técnicas.
Quais são as dicas para avaliar os projetos que devem ser priorizados durante uma crise econômica?
Adato: Um líder de negócios sensato geralmente procura pelos três fatores que já discutimos: aumento de receita, custo reduzido ou risco evitado. A iniciativa que solucionar os fatores mais importantes para os negócios prevalecerá.
Este é o segredo que os profissionais de TI devem ter em mente ao criar um caso: a prioridade da empresa durante um período de instabilidade econômica é se manter nos negócios. Ter os softwares mais modernos, o código mais elegante e a equipe mais bem treinada não terá nenhum valor se não trouxer resultados comerciais.
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