SINTPq discute P&D na Câmara de Campinas
nas recebeu na manhã desta terça-feira, 03, os diretores do SINTPq, José Paulo Porsani e Márcio Martins, que apresentaram os desafios da categoria para os trabalhadores da área e o cenário de P&D na base de atuação do sindicato.
Entre os principais problemas apresentados pelo SINTPq está a implantação do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS) nas empresas, a ampliação das jornadas de trabalho motivadas pelas novas tecnologias, o controle dos direitos dos trabalhadores em home office, a contratação de Pessoa Jurídica (PJ) e a falta de incentivos e contratações a trabalhadores mestres e doutores.
O SINTPq falou ainda das privatizações no setor de telecomunicação no Brasil, que resultaram no sucateamento da pesquisa na área, reduzindo importantes centros de pesquisa do país a simples prestadores de serviços.
No entanto, um dos principais pontos da discussão no encontro foi a ausência de investimentos privados em pesquisa no Brasil. De acordo com dados da PINTEC/IBGE, em 2010, apenas 1,19% do PIB brasileiro foi investido em P&D, sendo que deste montante, o investimento privado representou apenas 0,56%. Considerando a renúncia fiscal, o investimento empresarial foi de apenas 0,09% do PIB. “Dentro deste valor precisamos ressaltar que 60% das empresas que se consideram inovadoras investiram apenas na compra de máquinas e equipamentos”, afirma Porsani.
Porsani destaca ainda que precisamos de investimentos em educação e em tecnologias sociais para ajudar o Brasil a diminuir suas desigualdades e expandir a participação do país no cenário de P&D mundial.
Pela comissão permanente já passaram ao longo de 2013 a Fundação Fórum Campinas, Ciatec, IMA, Softex Campinas, Associação Campinas Startups, Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Fórum de Cultura Digital, entre outros com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento de um plano estratégico para o setor na cidade em 2014.
Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia
Na próxima quarta-feira (04), a Câmara de Vereadores deverá votar (2ª votação) o projeto de lei do executivo que institui o Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia na cidade. O SINTPq irá compor o Conselho e a expectativa é de que seu funcionamento aconteça em fevereiro de 2014. O vereador André Von Zuben (PPS) será o presidente da Comissão de C&T da Câmara Municipal.
Veja também
Projeto QualiFacti certifica mais de 1.800 profissionais gratuitamente e lança nova agenda de cursos
25/10/2024A demanda por profissionais qualificados no setor de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) está ...
Presidente do SINTPq defende ações em prol da saúde mental no trabalho
16/10/2024O presidente do SINTPq, José Paulo Porsani, tem participado de debates públicos em diferentes instituições ...
Hotel Miramar SINTPq: Pacotes de réveillon estão disponíveis para sindicalizados
10/10/2024Os sócios e sócias do sindicato já podem garantir sua reserva para curtir o Ano ...