Tecnologias e negócios baseados em serviços são tema de palestra no SINTPq
Por que acumular uma coleção de DVDs na estante de casa se, na maioria das vezes, não os assistimos novamente? Esse questionamento contribuiu com a origem de serviços como Netflix e foi um dos temas abordados no evento Café SINTPq: Tudo como Serviço, realizado na noite de ontem, dia 11. O debate ocorreu no auditório do Sindicato, em Campinas, e contou com a presença de profissionais da ciência e tecnologia, comunicação, educação e direito, além de trabalhadores de outras áreas que se interessaram pelo tema.
A atividade teve início às 18h30 com um “comes e bebes” oferecido aos presentes. Em seguida, às 19h, foi aberta a palestra de Virgínia Duarte, MBA em gestão empresarial, mestre em Sociologia e com créditos de doutorado em Políticas Científicas e Tecnológicas, além de ex-gerente da Softex (Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro).
Os conceitos de Tudo como Serviço e Economia Colaborativa foram os principais assuntos em pauta. Segundo a palestrante, a substituição do consumo via aquisição de bens pela contratação de serviços é uma tendência nos negócios. Serviços de TI baseados na nuvem, softwares as a service, Uber, Netflix e Spotify foram alguns dos exemplos abordados.
Exemplos de Economia Colaborativa também estiveram presentes nas análises de Virgínia Duarte, como hortas comunitárias nas grandes cidades e sistemas de compartilhamento de bicicletas e energias renováveis, já praticados em metrópoles ao redor do mundo.
“Uma empresa de placas fotovoltaicas teve uma ideia fantástica. Ela monta suas placas no telhado de grandes empresas e instituições e diz aos clientes: ‘Você não vai me pagar pelas placas. Você apenas comprará minha energia e eu garanto que ela será mais barata que a energia elétrica que você paga atualmente’. O grande problema da energia fotovoltaica é quem irá pagar pelos painéis. Se você resolve esse problema, temos um grande modelo de negócio. ”
O evento foi uma parceria entre SINTPq, portal TIC em Foco e rede Socializando Saberes, que realizou a transmissão ao vivo pela internet. Confira no vídeo um dos principais momentos da palestra.
Essa foi a quinta edição do Café SINTPq realizada neste ano. Os encontros estão atraindo cada vez mais público e as avaliações recebidas até o momento foram muito positivas. Nos eventos anteriores, foram abordados os temas Internet das Coisas, Big Data, Redes Sociais e Tecnologia Mobile.
Veja também
SindCast debate atual situação da pesquisa pública no Estado de SP
28/05/2021O SindCast #35 - o podcast do SINTPq - conta com a participação de um convidado inédito, João ...
SindCast aborda assédios e importunações nas redes sociais enfrentados pelos trabalhadores
26/03/2021Com o home office sendo seguido por muitas empresas, os assédios e importunações enfrentados pelos ...
SINTPq lança minidocumentário comemorativo em live na quinta-feira (25)
24/03/2021Celebrar 30 anos de história e conquistas é um feito marcante para qualquer entidade. Pensando ...