Notícias | Terceirização é câncer trabalhista

Terceirização é câncer trabalhista

20/08/2012

>

A Fittel (Federação Interestadual dos Trabalhadores em Telecomunicações) realizou na semana passada o Seminário Terceirização e reunião do seu Conselho Diretor. Foram três dias em que os dirigentes das principais instituições do país debateram o tema sob seus diversos aspectos. O evento, realizado em Brasília, contou com a participação do SINTPq, representado pelo diretor Paulo Porsani.

Os temas das mesas foram: conjuntura política e econômica; terceirização e reorganização do trabalho no setor de telecomunicações; desafios para o trabalho e para o direito do trabalho. “Há muito tempo eu não participava de uma atividade com este nível de debate. As pessoas estavam bem preparadas e por consequência a atividade foi produtiva”, comenta Porsani.

A principal questão sobre as terceirizações é o tratamento diferente recebido entre os efetivos e os precarizados. Benefícios, salários, tratamento, garantia de direitos, estabilidade, perspectivas... Sob todos estes aspectos os terceirizados saem prejudicados. 

Inclusive, o XIII Conttel – Congresso Nacional dos Trabalhadores em Telecomunicações - elabou resoluções que vem ao encontro da proposta do Seminário, nelas contam que a CUT, a FITTEL e os sindicatos filiados continuem na luta contra as terceirizações.