Notícias | Trabalhadores protestam contra extinção de instituições de pesquisa em São Paulo

Trabalhadores protestam contra extinção de instituições de pesquisa em São Paulo

09/09/2015

Trabalhadores e grupos em defesa da ciência e tecnologia realizaram na manhã desta quarta-feira, dia 09, um ato em frente ao Palácio dos Bandeirantes contra o fechamento CEPAM e FUNDAP.

Os manifestantes querem que o Governo Alckmin (PSDB) abra diálogo sobre o futuro dessas instituições de pesquisa. No caso do CEPAM, a recente aprovação do PL 038/2015 permite sua extinção. Há projeto semelhante em tramitação para a FUNDAP.

Em nota, a Secretaria de Planejamento informou que a extinção da Sutaco, CPTUR, Ceret e CEPAM são medidas preventivas para o equilíbrio das contas públicas.

Para o SINTPq, a extinção dessas instituições ou entrega à gestão privada compõem um plano de desmonte das instituições de pesquisa e desenvolvimento científico de São Paulo, sem considerar o quão estratégica é a inovação para o futuro econômico e social paulista.

O ato foi organizado pela Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos e das Fundações Públicas do Estado de São Paulo, coordenada pelo deputado estadual Carlos Neder (PT), e contou com participação dos funcionários da FUNDAP, CEPAM, CAPE, Seade, Fundação Padre Anchieta e do SINTPq.