Volume de queixas no setor de telecomunicações é alvo de debate no congresso
O setor de telecomunicações é um dos dois principais alvos de queixas dos consumidores brasileiros. O curioso é que o segundo segmento com maior número de reclamações é o de TV por assinatura, que está cada vez mais nas mãos das empresas de telefonia.
O fato é que, apesar do avanço de tecnologia, há uma falta de sintonia entre as expectativas de quem está neste sistema como cliente e as operadoras concessionárias. Há uma distância entre o que apresentam e prometem as propagandas na TV e o serviço realmente entregue.
É inconcebível para a população, por exemplo, a permissão para vender acesso à internet com direito a determinada velocidade e poder entregar 70% do valor, sem estar em desacordo com a legislação.
Essa regulamentação está em mudança, passando a entrega mínima de 70% para 80%. Porém este avanço gradual é visto pelos especialistas como desanimador para o consumidor, que convive com o desejo de usar os serviços em sua plenitude.
Esta questão é uma das raízes do altíssimo volume de reclamações pelos SACs e ouvidorias das empresas, chegando muitas vezes na Anatel. Porém, diante do contexto deste mercado, as respostas oferecidas são padrões e minimizam este volume de queixas diante dos milhões de assinantes supostamente satisfeitos.
Para ajudar a repercutir esta situação e começar a pensar em formas de garantir o equilíbrio entre operadoras de telecomunicações e clientes, a Câmara dos Deputados está organizando para a próxima quarta-feira, dia 19, uma Audiência Pública para debater estes altos números de reclamações de consumidores.
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