Notícias | Medicamento contra o câncer: BNDES aprova recursos para pesquisa em biotecnologia em parceria do Instituto Butantan e IPT

Medicamento contra o câncer: BNDES aprova recursos para pesquisa em biotecnologia em parceria do Instituto Butantan e IPT

16/07/2013

iretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou apoio de R$ 15,2 milhões para a Fundação Butantan e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). Os recursos - provenientes do BNDES Fundo Tecnológico (Funtec) - serão destinados ao desenvolvimento de medicamento biotecnológico inovador em nível mundial para o tratamento de câncer.

Estudos realizados por pesquisadores do Instituto Butantan, a partir da genética do carrapato Amblyoma cajennense, identificaram uma proteína com ação anticoagulante e potencialmente anticancerígena, codificada por um gene proveniente das glândulas salivares do carrapato.

Após a clonagem do gene, as primeiras experiências com camundongos mostraram que houve regressão de tumores do tipo melanoma e de tumores de pâncreas e renais, bem como redução de metástases pulmonares derivadas desses tumores. As pesquisas ganham relevância ainda maior diante do fato de que o câncer de pâncreas não possui tratamento clínico, realizado por meio de medicamentos, resultando em óbitos em 100% dos casos não tratáveis por via cirúrgica.

O projeto apoiado pelo BNDES Funtec fortalece, dessa forma, a competência do país no desenvolvimento de produtos e processos biotecnológicos voltados para a saúde, em linha com as prioridades do Ministério da Saúde e do SUS.

A integração entre instituições tecnológicas e empresa em torno de um processo de inovação poderá resultar na comercialização do medicamento após a conclusão da pesquisa, com previsão de duração de quatro anos. Os lotes da proteína para ensaios pré-clínicos serão produzidos pelo Laboratório de Bioquímica e Biofísica do Instituto Butantan e no IPT, explica a pesquisadora Maria Filomena Rodrigues, responsável pelo Laboratório de Biotecnologia Industrial, "o microorganismo contendo o gene será cultivado em biorreatores para o desenvolvimento do protocolo de produção". O Instituto Butantan e a União Química Farmacêutica Nacional atuarão como intervenientes da operação.

O BNDES Funtec, criado em 2004 para apoiar projetos voltados para o desenvolvimento tecnológico e a inovação de interesse estratégico para o país, atingiu uma carteira de R$ 935 milhões. Os recursos são não reembolsáveis e destinados, exclusivamente, a instituições tecnológicas, de pesquisa aplicada e vinculadas a empresas capazes de levar o produto ao mercado, como é o caso da União Química, responsável pela produção e comercialização do produto, em caso de sucesso.

Fonte: IPT