Morre Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai e símbolo da luta por justiça social
Seu governo ficou marcado por importantes avanços sociais
Faleceu nesta terça-feira (13), aos 89 anos, o ex-presidente do Uruguai José “Pepe” Mujica, referência mundial em humildade, coerência política e defesa dos direitos sociais. Mujica lutava contra um câncer no esôfago e passou seus últimos dias de forma reservada ao lado da família.
Conhecido como “o presidente mais pobre do mundo”, Mujica governou o Uruguai entre 2010 e 2015. Durante seu mandato, rejeitou os privilégios do cargo, viveu em uma pequena chácara, dirigia um Fusca e doava a maior parte do salário para projetos sociais.
Seu governo ficou marcado por importantes avanços sociais, como a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo, a regulamentação do aborto e a legalização da maconha, além de políticas de combate à pobreza e de valorização do trabalho.
Antes de chegar à presidência, Mujica foi militante do Movimento de Libertação Nacional Tupamaros, grupo guerrilheiro que enfrentou a repressão nos anos 1960 e 1970. Preso por 14 anos, passou parte da ditadura encarcerado, muitos desses anos em condições severas.
Pepe Mujica sempre manteve forte ligação com os trabalhadores e movimentos sociais. Em diversas ocasiões, participou de eventos da CUT no Brasil e foi homenageado como símbolo de resistência e integridade.
Com frases que marcaram sua trajetória, como “Não é pobre quem tem pouco, mas quem precisa muito”, Mujica inspirou gerações com sua visão de mundo baseada na solidariedade e no respeito ao próximo.
Pepe Mujica deixa um legado de ética, simplicidade e compromisso com a democracia e os direitos humanos. Seu exemplo seguirá vivo na memória dos povos latino-americanos e de todos que acreditam em um mundo mais justo.
Pepe Mujica, presente!
Ver essa foto no Instagram
Veja também

Diretoras do SINTPq eleitas para comissão do CONSEA-SP
12/09/2025Na última quinta-feira (11), foi realizada, na sede da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), ...

Itau persegue trabalhadores em Home office
10/09/2025O Itaú Unibanco demitiu, nesta segunda-feira (8), cerca de mil trabalhadores em regime remoto, alegando “baixa ...

Fundação Palmares completa 35 anos de resistência
22/08/2025Em 22 de agosto de 1988, foi criada a Fundação Cultural Palmares, com o objetivo ...