Comissão da Câmara tenta impor retrocessos à Lei de Planos de Saúde
Uma comissão especial na Câmara dos Deputados está mudando a Lei de Planos de Saúde. O relatório apresentado em 18 de outubro, e que deve ser votado em 8 de novembro, altera as regras para atender aos interesses das empresas e não protege os consumidores. Algumas delas são:
- • Alteração do Estatuto do Idoso para permitir a cobrança diluída de reajustes após os 60 anos em parcelas de 20% aplicadas a cada cinco anos. Na prática, essa medida é uma autorização pura e simples para aplicar reajuste após o período vedado pelo Estatuto do Idoso.
- • Redução do valor das multas aplicadas contra planos de saúde. A atenuação das penalidades desestimula as operadoras a respeitar os direitos dos consumidores e reduz o efeito de suas denúncias.
- • Criação de princípios dos contratos de planos de saúde que fortalecem os interesses das operadoras, como o da segmentação. Essa prática pode levar a negativa de coberturas, indo ao encontro das perigosas propostas de planos populares e acessíveis, tão criticadas pelas entidades de defesa do consumidor.
Assine a petição no site do IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) e dê o recado para os deputados membros da Comissão Especial.
Confira abaixo mais retrocessos do projeto.
Veja também
Assembleia em 05/07, às 19h, elege delegados do SINTPq para a Plenária Estatutária da CUT
28/06/2021O SINTPq gostaria de convidar toda a categoria para a assembleia que definirá os delegados ...
Atenção sócios e sócias: Eleições do SINTPq estão abertas; veja como votar
07/06/2021As Eleições SINTPq 2021/2024 já estão em andamento. Todos os sócios e sócias que registraram ...
Eleições SINTPq: Conheça as pessoas que formarão a nova direção do sindicato
17/05/2021O SINTPq está encerrando mais um ciclo de sua história com o término da Gestão ...