Notícias | Eleições SINTPq: Conheça as pessoas que formarão a nova direção do sindicato

Eleições SINTPq: Conheça as pessoas que formarão a nova direção do sindicato

É de extrema importância a participação dos associados, registrando seus votos, e da categoria como um todo, tomando ciência do processo e conhecendo os membros e as bandeiras da chapa.

17/05/2021

O SINTPq está encerrando mais um ciclo de sua história com o término da Gestão 2018/2021. Com isso, no início de junho, os sócios e sócias do sindicato definirão em votação online a diretoria que estará à frente da instituição pelos próximos três anos. Neste ano, apenas a chapa "Solidariedade e Diversidade na Luta" se inscreveu para o pleito. Mesmo assim, é de extrema importância a participação dos associados, registrando seus votos, e da categoria como um todo, tomando ciência do processo e conhecendo os membros e as bandeiras da chapa. Confira a seguir.

SOLIDARIEDADE E DIVERSIDADE NA LUTA

UMA CHAPA BASEADA NA INCLUSÃO E DIÁLOGO COMO INSTRUMENTOS DE MOBILIZAÇÃO EM PROL DA CATEGORIA

Nos dias 7, 8 e 9 de junho, ocorrem as eleições do SINTPq para a gestão 2021/2024. A nova composição traz o símbolo da diversidade para esta gestão, contando com maior número de integrantes, mais jovens e de um leque maior de empresas da nossa base. Com isso, esta chapa renova o compromisso de travar a luta contra a crescente precarização do trabalho em CT&I e o sucateamento do patrimônio público.

A pandemia do novo coronavírus acelerou o processo neoliberal de acumulação de riquezas nas mãos de poucos e novos bilionários, às custas da diminuição da proteção social do povo e da retirada de direitos dos trabalhadores. O setor produtivo está saindo do país, aprofundando o processo de desindustrialização e as chagas do desemprego.

Neste período tão sinistro da nossa história, em que se trava uma verdadeira batalha pelas vacinas, pudemos constatar a grande diferença que um sistema de Ciência, Pesquisa, Tecnologia e Inovação robusto e soberano pode fazer. A tecnociência precisa servir a uma sociedade solidária e para uma economia solidária, e não apenas aos interesses das descomunais corporações e de multibilionários que representam a minoria acumuladora da população.

Estaremos engajados na luta em defesa do trabalho digno no sistema de CT&I, contra a terceirização e a pejotização e cortes no orçamento do sistema público de financiamento da ciência nacional. Esta nova chapa vem de cabeça e peito abertos para acolher as mais diversas demandas da categoria, ao mesmo tempo que sustenta responsabilidade da história democrática e progressista deste sindicato, que acaba de completar 30 orgulhosos anos.

Queremos agregar ao nosso coletivo mentes progressistas e dispostas a partilhar o caminho da defesa do trabalho técnico-científico digno, isonômico e soberano, por melhores condições de trabalho para que o país volte a crescer. Una-se a nós para mais essa fase de realizações.

FALA, PRESIDENTE!

| JOSÉ PAULO PORSANI |
CPQD
Matemático, Técnico Eletrônico e Presidente do SINTPq

Sou sócio fundador do sindicato, inclusive, participei junto com muitos outros companheiros da construção e de toda a organização do SINTPq. A história de luta dos trabalhadores e do movimento sindical sempre foi difícil no embate contra o capital, que dispõe de todo o aparato econômico e institucional a seu favor. Entretanto, do lado do trabalhador e da trabalhadora, temos nossa união e nossa capacidade de resistência. Este desafio sempre me fascinou, pois sempre acreditei na luta coletiva e numa sociedade justa e igualitária. Sei que através do sindicato posso ajudar na construção de uma sociedade melhor.

BANDEIRAS E PROPOSTAS

- Defender a valorização do trabalho, a unidade da classe trabalhadora e lutar por aumentos reais nos salários;

- Informar e discutir com a categoria as alterações nos contratos de trabalho, buscando fortalecer a luta contra a precarização da CLT;

- Fortalecer o diálogo e atualizar a categoria sobre assuntos de interesse, que envolvam ciência, pesquisa e tecnologia, além da defesa e valorização dos Institutos;

- Ampliar e atualizar os canais de comunicação do SINTPq, em especial os digitais, para que as informações alcancem um maior número de trabalhadores e trabalhadoras;

- Estruturar um canal de denúncias para que o trabalhador tenha um espaço onde possa apontar abusos e ilegalidades sofridas no seu local de trabalho;

- Defender a equidade e combater todo tipo de discriminação no ambiente de trabalho e na sociedade;

- Diversificar a atuação do SINTPq de forma a abranger os interesses da juventude;

- Firmar parcerias com instituições de ensino a fim de disponibilizar aos trabalhadores da categoria opções de cursos e formação técnica;

- Promover debates e ações que possam garantir a saúde física e emocional dos trabalhadores nos diversos ambientes de trabalho;

- Atuar na defesa do meio ambiente, desenvolvendo e participando de projetos na área e reivindicando medidas de proteção ambiental;

- Participar ativamente da luta por um país verdadeiramente justo e democrático;

- Promover o uso da CT&I, da tecnociência e da economia solidária para o bem-estar da população, visando alcançar o patamar de país justo, solidário, saudável e soberano.

CONHEÇA OS MEMBROS DA CHAPA

No material disponível no link abaixo, você confere os nomes do integrantes da chapa "Solidariedade e Diversidade na Luta", as empresas onde atuam e suas funções. Novamente, a renovação é um dos destaques na composição, com muitas caras novas dispostas a construir um sindicato cada vez mais forte e dinâmico.

ACESSE O BOLETIM OFICIAL DA CHAPA

Como em toda eleição sindical, apenas os associados e associadas poderão votar. Eles receberão as orientações para registrar seus votos remotamente. A plataforma de votação será aberta às 8h do dia 7 de junho, com fechamento marcado para 17h do dia 9.