Eleitores têm até 4 de maio para tirar, regularizar e transferir o título
Desde o ano passado, como forma de prevenir o contágio pelo Covid-19, é possível fazer a emissão do título de forma on-line
De acordo com o artigo 14 da Constituição Federal, o voto é facultativo para jovens de 16 e 17 anos, mas passa a ser obrigatório a partir dos 18 anos. Porém, muita gente não sabe que jovens de 15 anos que completarão 16 anos até o dia 2 de outubro de 2022, data do primeiro turno das próximas eleições gerais, também podem tirar a primeira via do título eleitoral.
Eleitoras e eleitores têm até 4 de maio para emitir, transferir ou regularizar o título de eleitor. Essa também é a data final para que pessoas transexuais solicitem o uso do nome social no documento. Após essa data, terminam as alterações no cadastro eleitoral para as Eleições Gerais de 2022. As operações podem ser feitas on-line pelo sistema Título Net, acessível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
É necessário, contudo, ficar atento ao prazo para tirar o documento: de janeiro a maio de 2022.
Votar é um ato de cidadania. E estimular o exercício da cidadania é uma das missões da Justiça Eleitoral. Por isso, o primeiro voto é o momento no qual jovens eleitores podem ajudar a definir os rumos da democracia. É também um importante primeiro passo para assumirem lideranças e ocuparem espaços na vida política da sociedade.
Veja como solicitar atendimento
Desde o ano passado, como forma de prevenir o contágio pelo coronavírus (Covid-19), é possível fazer a emissão do título de forma on-line, por meio do sistema TítuloNet, utilizando computador, tablet ou celular. Para tanto, basta acessar o sistema, selecionar a opção “não tenho” na guia “Título de eleitor” e preencher todos os campos indicados com dados pessoais, como nome completo, e-mail, número do RG e local de nascimento.
Além dessas informações, é preciso anexar pelo menos quatro fotografias ao requerimento para comprovação da identidade. A primeira delas é uma fotografia (selfie) segurando um documento oficial de identificação. As duas seguintes são da própria documentação utilizada para comprovar a identificação da primeira foto.
Por fim, é necessário juntar um comprovante de residência. Homens com idade entre 18 e 45 anos devem enviar ainda o comprovante de quitação com o serviço militar. As imagens devem estar totalmente legíveis. Caso contrário, a solicitação pode ser negada pela Justiça Eleitoral.
O pedido de emissão do documento também pode ser acompanhado pela internet: basta acessar a guia “Acompanhar Requerimento” e informar o número do protocolo gerado na primeira fase do atendimento.
É muito fácil tirar o título! Não precisa nem sair de casa! Não leva nem 10 minutos! Nesse link tem o passo a passo: https://www.instagram.com/p/CbQFdMAFCOZ/
O prazo é até 4 de maio, mas é melhor não deixar pra amanhã o que dá pra fazer hoje, né?
Fonte: TSE
Veja também
![SINTPq manifesta apoio ao padre Jlio Lancellotti](/capas/1704455560.jpeg)
SINTPq manifesta apoio ao padre Júlio Lancellotti
05/01/2024Foto: Rovena Rosa - Agência Brasil A direção do SINTPq vem a público expressar seu integral ...
![SINTPq intensifica campanha contra a privatizao da Sabesp](/capas/1702494584.jpg)
SINTPq intensifica campanha contra a privatização da Sabesp
13/12/2023O SINTPq intensificou seu apoio à luta contra a privatização da Sabesp, iniciativa do governador ...
![Sabesp: Sesso marcada por violncia da PM aprova privatizao; oposio vai Justia](/capas/1701966846.jpeg)
Sabesp: Sessão marcada por violência da PM aprova privatização; oposição vai à Justiça
07/12/2023FOTO: Sintaema - Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de ...