Notícias | SINTPq manifesta apoio ao padre Júlio Lancellotti

SINTPq manifesta apoio ao padre Júlio Lancellotti

Nota da diretoria do sindicato contra a perseguição política praticada contra o padre Júlio

05/01/2024

Foto: Rovena Rosa - Agência Brasil

A direção do SINTPq vem a público expressar seu integral apoio e solidariedade ao padre Júlio Lancellotti, cuja destacada atuação na defesa dos direitos humanos e sociais o coloca como alvo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) solicitada pelo vereador Rubinho Alves (União Brasil).

Padre Júlio Lancellotti, ao longo de décadas, tem desempenhado um papel essencial na proteção e promoção dos direitos das crianças em situação de abandono, na denúncia de abusos contra jovens na então Febem (atual Fundação Casa), bem como no suporte aos moradores de rua e dependentes químicos na Cracolândia. Sua incansável dedicação se estende à fundação da Casa Vida, que acolhe crianças portadoras do vírus da Aids-HIV.

O SINTPq repudia veementemente a tentativa do vereador Rubinho Alves de associar o padre Júlio Lancellotti à "máfia da miséria", enxergando tal atitude como uma clara perseguição política aos defensores dos direitos humanos. É inaceitável que uma figura tão importante na defesa dos mais vulneráveis seja alvo de uma CPI que parece buscar descredibilizar seu relevante trabalho social.

Unimo-nos às diversas personalidades, políticos, entidades e à população em geral que têm demonstrado indignação diante dessa proposta de CPI, gerando uma expressiva onda de apoio ao padre Júlio Lancellotti. O SINTPq destaca a necessidade de preservar e fortalecer o compromisso do religioso com os direitos humanos e reforça sua importância fundamental na construção de uma sociedade mais justa e solidária.