Pesquisadores fazem abaixo-assinado pela valorização dos institutos
Melhorar as condições dos Institutos de Pesquisa, dos salários dos pesquisadores e dos salários dos funcionários de apoio a pesquisa científica é o que pede o abaixo-assinado online elaborado pela Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo. O SinTPq apoia a iniciativa e vai fazer campanha pelo documento por conhecer bem a realidade dos institutos.
Em São Paulo, o IPT (Instituto de Pesquisa Tecnológica) é vinculado ao Governo de Geraldo Alckmin. Parte de sua arrecadação não é de cofres públicos e sim de projetos destinados à iniciativa privada em que os pesquisadores não ficam com o crédito de seu trabalho e onde os frutos do mesmo servem ao capital privado. Os principais institutos públicos de pesquisa do interior estão em Campinas, o Ital e o IAC, e sofrem com a falta de investimento.
A situação faz com que cada vez mais pesquisadores debandem para a iniciativa privada levando consigo o capital intelectual formado a base de anos de trabalho. As descobertas em novas vacinas, que poderiam curar milhares de pessoas, ficam com preços inacessíveis ou são compradas pelo poder público, que para adquiri-las deixam de investir em outras áreas. O investimento para manter a pesquisa no Estado é muito inferior ao gasto pelos cofres públicos para comprar os produtos provenientes das descobertas destes mesmos pesquisadores.
O abaixo-assinado está em http://www.peticaopublica.com.br/?pi=APqC e pode ser assinado por qualquer cidadão.
Veja também
Projeto QualiFacti certifica mais de 1.800 profissionais gratuitamente e lança nova agenda de cursos
25/10/2024A demanda por profissionais qualificados no setor de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) está ...
Presidente do SINTPq defende ações em prol da saúde mental no trabalho
16/10/2024O presidente do SINTPq, José Paulo Porsani, tem participado de debates públicos em diferentes instituições ...
Hotel Miramar SINTPq: Pacotes de réveillon estão disponíveis para sindicalizados
10/10/2024Os sócios e sócias do sindicato já podem garantir sua reserva para curtir o Ano ...