SINTPq participa de reunião com Ministro das Comunicações
Nesta semana, a FITRATELP (Federação Interestadual dos Trabalhadores e Pesquisadores em Serviços de Telecomunicações) foi recebida pelo Ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, em audiência com diretores da Federação. A reunião ocorreu em Brasília na última quarta-feira, dia 11, e debateu os atuais problemas e desafios da comunicação nacional. O encontro contou com a presença do Presidente da FITRATELP, João De Moura Neto, do Presidente do Sinttel-DF, Brígido Ramos, e do Diretor Clemilton Saraiva, também do Sinttel-DF. O SINTPq foi representado pelo Diretor Márcio Martins, que também é Diretor de Políticas de Telecomunicações da FITRATELP.
A pauta do debate abordou questões relacionadas à Banda Larga nacional, a degradação da rede física de telefonia, qualidade dos serviços de telefonia celular e os objetivos do governo para o futuro das telecomunicações. Durante a discussão o ministro Berzoini ouviu as criticas dos diretores e pediu sugestões para a realização de políticas no setor tecnológico.
O CPqD também foi uma questão debatida no encontro. A importância da instituição em projetos na área da telecomunicação foi ressaltada pelos diretores presentes. Entretanto, os constantes problemas enfrentados pelo centro após a privatização das telecomunicações vêm preocupando as entidades ligadas à pesquisa e tecnologia. “Pedimos atenção ao CPqD, uma instituição que sempre foi voltado à pesquisa e desenvolvimento em telecomunicações, mas que nos últimos anos vem perdendo pesquisadores com grande capacidade técnica e intelectual”; afirma Marcio Martins, Diretor de Políticas de Telecomunicações da FITRATELP e Diretor do SINTPq.
Os dirigentes consideram que a realização dessa audiência com o ministro Ricardo Berzoini sinaliza uma abertura por parte do Governo Federal, que demonstra uma preocupação em ouvir as demandas dos representantes e trabalhadores do setor.
Após o encontro com o Ministro, a federação se reuniu com o secretário de telecomunicações do ministério, Maximiliano Martinhão e José Gontijo, Diretor do Departamento de Indústrias, Ciência e Tecnologia da Secretaria de Telecomunicações. No encontro também foram discutidas e entregues propostas de politicas de comunicação e relatório sobre a qualidade dos serviços de terceirização e os problemas do setor de telecomunicações. Setor esse que vem sofrendo com condições precárias de infraestrutura, altas tarifas para telefonia e coberturas que não funcionam em boa parte do país.
Apesar das dificuldades enfrentadas, a abrangência das telecomunicações vem crescendo no país. O Plano Nacional da Banda Larga, iniciado em junho de 2010, disponibilizou acesso Banda Larga a 27,6 milhões de domicílios entre seu período inicial e 2013. Uma elevação de 56,8%. Nesse período o crescimento de acessos foi maior no nordeste e no norte, com aumentos percentuais de 110% e 133%, respectivamente. No Brasil o número de acessos via Banda Larga móvel cresceu 735%.
Veja também
Assembleia em 05/07, às 19h, elege delegados do SINTPq para a Plenária Estatutária da CUT
28/06/2021O SINTPq gostaria de convidar toda a categoria para a assembleia que definirá os delegados ...
Atenção sócios e sócias: Eleições do SINTPq estão abertas; veja como votar
07/06/2021As Eleições SINTPq 2021/2024 já estão em andamento. Todos os sócios e sócias que registraram ...
Eleições SINTPq: Conheça as pessoas que formarão a nova direção do sindicato
17/05/2021O SINTPq está encerrando mais um ciclo de sua história com o término da Gestão ...