Notícias | 1º de Maio convoca à unificação da classe trabalhadora

1º de Maio convoca à unificação da classe trabalhadora

05/05/2013

o Largo do Pará foi palco de manifestação dos trabalhadores que comemoraram o 1º de Maio, Dia Internacional do Trabalho.

Cerca de 700 pessoas se reuniram no ato unificado convocado pelas centrais sindicais CUT, Conlutas e Intersindical. Na atividade não houve prêmios nem sorteios, comuns a alguns eventos de determinadas centrais sindicais. 

A disposição de luta é que deu o tom do evento dos trabalhadores, que aproveitaram para reivindicar melhores condições de trabalho e de vida, fim das terceirizações, combate à precarização, saúde pública e educação de qualidade, transporte público de qualidade e a preço justo, seguridade social decente, entre outras demandas.

O objetivo do protesto foi ressaltar que os trabalhadores não abrirão mão de nenhum direito sem lutar e cobrar do governo a cumprimento das leis trabalhistas. Principalmente neste momento em que está em discussão o Projeto de Lei 1.463/2011, conhecido como Acordo Coletivo Especial, que possibilita negociações entre patrões e sindicatos em patamares inferiores ao que está previsto na CLT. 

Historicamente, na mesa de negociação, o trabalhador nem sempre tem a mesma força do empregador. Sendo o elo mais fraco da negociação, essa legislação não pode ser admitida, pois irá precarizar ainda mais as relações de trabalho. Para o diretor do SINTPq, Paulo Porsani, “o encontro foi positivo, serviu para reforçar a luta classista e também fortalecer os movimentos sindicais, principal instrumento de representação dos trabalhadores na relação de força entre patrão e governo”.