Notícias | 2013: Ano de conquistas para o SINTPq

2013: Ano de conquistas para o SINTPq

18/12/2013

INTPq encerra o ano de 2013 com muitas vitórias e fortalecimento das conquistas para os trabalhadores da base, crescemos quase 60% o número de sócios, chegando a 824 trabalhadores. A expansão é fruto do trabalho sério desenvolvido há 23 anos pelo SINTPq, mas também dos investimentos e reformulações que estão sendo implantados. No entanto, apesar do aumento, o número ainda é baixo em relação aos cerca de 5 mil trabalhadores que compõem a base.

Em 2013, o SINTPq também passou a representar cerca de 500 funcionários da Amazul (antiga Emgepron) lotados na cidade de São Paulo. A empresa é vinculada ao Ministério da Defesa e será a principal responsável pelo desenvolvimento em C&T na área de defesa da Marinha do Brasil.

“Foi um ano grande para o SINTPq. Superamos nossas expectativas e ganhamos muitas lutas, mas temos enormes desafios para 2014 e ainda muito que avançar. Precisamos colocar em debate na sociedade a importância do conhecimento científico para o nosso país. Em 2014, continuamos ao lado dos trabalhadores de C&T”, garante Regis Norberto, presidente do SINTPq.

Ainda neste ano, o SINTPq realizou em conjunto com a Central Única dos Trabalhadores (CUT) uma grande campanha em prol da revisão do saldo do FGTS. Cerca de 700 trabalhadores aderiram à ação coletiva que irá pedir a reposição de perdas no Fundo entre 1991 e 2012. Os prejuízos aos trabalhadores podem chegar a 90% do saldo atual do FGTS.

Nas campanhas salariais, foram realizadas pelo menos 50 assembleias em toda a base e como resultado, conquistamos aumento real para os trabalhadores de empresas como Sidi, Sidia, Fundação CPqD, Ergostech, Facti, Freescale, Monsanto, Daitan Labs, IPT, Fundag, Instituto Eldorado, Fitec e Softex Nacional. Sendo que todos os trabalhadores da base do SINTPq tiveram ao menos a reposição dos salários pelo IPCA.

A diretoria do SINTPq agradece a todos os trabalhadores pelo apoio e confiança depositados neste ano e deseja um natal de amor e união e para 2014 saúde e paz!