Cultura | MOLI Campinas destaca autores e diversidade literária

MOLI Campinas destaca autores e diversidade literária

A mostra presta homenagem à escritora Hilda Hilst

07/11/2025

moli

A cidade de Campinas recebe, entre os dias 7 e 9 de novembro, a 2ª Moli: Mostra Literária de Campinas, no MIS – Museu da Imagem e do Som (Rua Regente Feijó, 859 – Centro). O evento é gratuito e reúne autores, autoras e editoras independentes, além de uma programação diversa que inclui espetáculos teatrais, exposições de artes visuais e fotografia, oficinas de escrita, mesas de debate e sarau.

Nesta edição, a mostra presta homenagem à escritora Hilda Hilst (1930–2004), reconhecida por sua produção literária ousada e multifacetada, que inclui poesia, prosa, teatro e crônica. Hilst viveu grande parte de sua trajetória na Casa do Sol, em Campinas, espaço que se tornou ponto de encontro para artistas e intelectuais.

Todo o valor arrecadado com a venda de livros será revertido integralmente para autores e editoras, sem qualquer retenção por parte da mostra. O MIS Campinas garante acessibilidade para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosos, além de estar em região central de fácil acesso por transporte público.

Programação

  • 07/11 – Sexta-feira
    18h: Abertura das exposições “Língua Materna” (Fernanda Lazzarini), “Aquarelas e Nanquins, Mandalas e outras Decodificações” (Olga Bilenky) e “Cida” (Thaísa Aluani).
    19h30: Exibição do filme Hilda Hilst Pede Contato, de Gabriela Greeb.
    20h30: Mesa de debate com a diretora Gabriela Greeb e a artista Olga Bilenky, mediada por Gabriela Guinatti.

  • 08/11 – Sábado
    10h às 13h: Oficina de Dramaturgia, com Ave Terrena.
    13h às 21h: Feira Literária.
    14h às 17h: Mesa de debate “Bruxas, Escritoras e a Palavra Indomesticável”, com Amara Moira e Karine Medeiros, mediada por Maria Fernanda Moreira.
    18h às 21h: Sarau Um Canto para Hilda.

  • 09/11 – Domingo
    10h às 13h: Oficina de Poesia Griot, com Griôta Nilvanda Sena.
    13h às 21h: Feira Literária.
    14h às 17h: Mesa de debate “A Identidade da Palavra-Poética, Memória e Ancestralidade”, com Mestra Sinhá Rosária e Luana Guarani, mediada por Tânia Alves.
    19h: Espetáculo Volúpia, com Helena Agalanéa, encerrando a mostra.

O evento também contará com bar coordenado pelo Assentamento Marielle Vive. A entrada é gratuita para o público e expositores. Para mais informações e inscrições para oficinas, acompanhe o perfil oficial no Instagram: @moli.mostraliteraria.