Notícias | Amazul: Assembleias no dia 23/06 definem próximos passos da campanha salarial

Amazul: Assembleias no dia 23/06 definem próximos passos da campanha salarial

Encontros acontecerão presencialmente no CTMSP, na sede da empresa e no Centro Experimental Aramar

20/06/2022

Após conversas e avaliações na última semana, o jurídico do SINTPq entendeu como viável a convocação de nova assembleia para avaliação da contraproposta da Amazul sem condicionantes. Dessa forma, três encontros acontecerão presencialmente na quinta-feira, dia 23 de junho: no refeitório do CTMSP às 9h, na sede da empresa (auditório) às 11h e no CEA (auditório do CINA) às 15h.

Infelizmente, a Amazul optou por formalizar o fim das condicionantes somente depois da última assembleia, atrasando ainda mais um processo negocial cuja pauta reivindicatória foi entregue há mais de sete meses. O ofício encaminhado pela Amazul com a adequação da contraproposta anterior pode ser conferido no link.

Visando obter avanços, o sindicato já solicitou mediação na Justiça do Trabalho. Caso ela seja marcada e ocorra antes da assembleia, seus resultados serão informados aos trabalhadores. A direção do SINTPq mantém sua posição pela rejeição da contraproposta de 7% de reajuste nos salários (retroativo a março sem mudança de data-base) e 0% nos benefícios. Independentemente das condicionantes, esses termos representam perdas significativas no poder de compra dos funcionários.

Na visão do sindicato, é possível alcançar a correção inflacionária completa e o prazo de 30 de junho, alegado pela Amazul, não seria impeditivo para isso. Considerando os ganhos alcançados nos últimos anos com as greves e dissídios coletivos, aceitar a defasagem salarial agora seria um grande retrocesso. Isso porque a aprovação da atual contraproposta teria impactos significativos no curto, médio e longo prazo:

  • De imediato, os benefícios seguirão congelados e os salários perderão 3,06% de valor, além de dois meses de retroatividade não paga. 
  • No médio prazo, essa aceitação será uma sinalização para que a Amazul se sinta confortável em retomar suas propostas de 0%. 
  • Por fim, a longo prazo, a defasagem se estenderá pela vida profissional de todos, impactando em direitos como FGTS, férias, INSS e 13º salário.

Dialogue com seus colegas sobre as questões levantadas acima. Traga suas considerações para a assembleia e não fique de fora deste momento decisivo. #JuntosSomosMaisFortes

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

Pelo presente edital, dando continuidade à assembleia permanente prevista no edital de 4 de junho de 2022 e aprovada em assembleia nos dias 9 e 10 de junho do mesmo ano, o SINTPq - Sindicato dos Trabalhadores em Atividades (Diretas e Indiretas) de Pesquisa e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia de Campinas e Região, inclusive São Paulo, convoca todos os trabalhadores da AMAZONIA AZUL TECNOLOGIAS DE DEFESA S.A - AMAZUL para Assembleia Setorial a ser realizada no dia 23 de junho em várias seções, conforme Estatuto, parágrafo segundo do artigo 28, de forma presencial no CTMSP: Av. Prof. Lineu Prestes, 2468 - Cidade Universitária, São Paulo - SP às 9h; na sede da Amazul: Av. Corifeu de Azevedo Marques, 1847 - Butantã, São Paulo - SP às 11h; e no CEA: Estr. Vicinal Sorocaba-Iperó, Km 12,5 - Bacaetava, Iperó - SP, às 15h para DISCUSSÃO e DELIBERAÇÃO sobre a seguinte pauta: 1) Avaliação, discussão e deliberação da proposta da empresa para assinatura do acordo coletivo data-base 01 de janeiro de 2022 após retirada das condicionantes e 2) Outros assuntos.

Caso não haja quórum em cada seção da assembleia, a segunda chamada será 15 minutos após a primeira chamada.

Campinas, 20 de junho de 2022.
José Paulo Porsani - Presidente SINTPq