Notícias | Amazul responde sindicato e reunião negocial é marcada para 29/03

Amazul responde sindicato e reunião negocial é marcada para 29/03

Nesta semana, a Amazul respondeu ao ofício do SINTPq enviado ainda em 29 de outubro, após definição da pauta reivindicatória, solicitando o início das negociações.

10/03/2022

Nesta semana, a Amazul respondeu ao ofício do SINTPq enviado ainda em 29 de outubro, após definição da pauta reivindicatória, solicitando o início das negociações. Com isso, a primeira reunião da campanha salarial 2022 foi agendada para 29 de março, às 15h, conforme a data sugerida pela empresa.

Em sua resposta ao sindicato, a Amazul também informou que, entre o fim do ano passado e início de 2022, realizou reuniões com a SEST sobre as previsões orçamentárias e os reflexos no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). Considerando que conversas com a Secretaria já foram realizadas, o SINTPq espera que uma contraproposta possa ser apresentada já no dia 29, o que daria mais agilidade à campanha salarial.

É válido lembrar que a data-base na Amazul é 1º de janeiro. Dessa forma, é importante que as negociações coletivas sigam com o maior dinamismo possível. A inflação segue alta e deve piorar em função da crise do petróleo e da política de preços mantida pelos governos Temer e Bolsonaro na Petrobrás, que define o preço da gasolina produzida nacionalmente (em real) com base nas cotações internacionais (em dólar).

Havendo mais novidades, todos e todas serão informados. Enquanto a reunião negocial não chega, contribua com a campanha salarial apoiando o SINTPq tornando-se associado. Se você já é sócio, convide seus colegas a fazerem o mesmo. Esse gesto faz toda a diferença não apenas no suporte financeiro da luta coletiva, mas também no fortalecimento da representatividade e legitimidade sindical perante o comando da empresa, o Governo Federal e o judiciário.

Tradicional contribuição sindical no mês de março ainda pode ser feita pelos trabalhadores interessados

A partir da reforma trabalhista de 2017, o desconto compulsório do antigo imposto sindical não é mais praticado pelas empresas. No entanto, o desconto ainda é permitido a partir da expressa vontade do trabalhador e da trabalhadora em contribuir com sua entidade representativa. O montante equivale a um dia de trabalho, ou seja, o valor do salário dividido por 30.

Cabe a todos que tiverem interesse escrever uma carta de próprio punho comunicando a empresa sobre o interesse em contribuir com a sua entidade sindical. A partir desse ato, a empresa está autorizada a realizar o desconto e repassar o valor referido ao sindicato. Vale salientar que a cada ano é necessária uma comunicação. Em caso dessa manifestação no ano de 2022, a mesma não valerá para 2023.

Como opção à manifestação por escrito, o SINTPq também disponibiliza a contribuição voluntária via Pix: 59.038.844/0001-74. Caso realize uma transferência, escreva na descrição: Contribuição sindical. 

Lembrando sempre que o sindicato é e deve se manter financiada pelos próprios trabalhadores e trabalhadoras. Para termos uma entidade forte, sempre dependendo os interesses da categoria, a contribuição de cada um e de cada uma é de suma importância!