Notícias | Amazul: Reunião entre SINTPq e SEST inicia nova fase nas negociações do ACT 2023

Amazul: Reunião entre SINTPq e SEST inicia nova fase nas negociações do ACT 2023

Durante o encontro, foram abordadas questões extremamente pertinentes aos trabalhadores e trabalhadoras

23/02/2023

Na manhã desta quinta-feira, dia 23 de fevereiro, o SINTPq se reuniu com Elisa Leonel, nova secretária da SEST (Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais), e com seu chefe de gabinete, Renato Bigliazzi. A realização dessa reunião foi um importante marco para a consolidação de uma nova fase nas relações entre sindicato, governo e Amazul.

Durante o encontro, foram abordadas questões extremamente pertinentes aos trabalhadores e trabalhadoras, como reajuste salarial, atualização da tabela de reembolso do Benefício Auxílio Saúde (BAS), alteração da data-base, rediscussão do PCRC (Plano de Cargos, Remuneração e Carreira), Banco de Horas com Jornada Flexível, adoção do Tíquete Refeição em todas as unidades e adoção de políticas dirigidas à melhoria da saúde mental.

A secretária Elisa Leonel se mostrou aberta e ouviu todas as demandas. Inicialmente, a prioridade ficou por conta das questões de curto prazo (reajuste salarial). A SEST avaliará todas as reivindicações e convidará o SINTPq para uma nova reunião assim que uma contraproposta estiver consolidada.

Ao ser questionada pelo sindicato sobre o reajuste proposto pelo governo para os servidores federais (8%), a secretária afirmou que essa negociação não será referência para as empresas dependentes. Isso porque os servidores estão sem reajuste desde 2016, o que configura um cenário muito diferente em relação às empresas dependentes e aos empregados públicos.

A secretária afirmou ainda que a transição de governo tem sido um processo difícil e que, neste contexto, estão analisando o lastro orçamentário para que uma contraproposta seja discutida e apresentada. Apesar das dificuldades relatadas, o SINTPq reivindicou que a próxima reunião ocorra o mais breve possível. Afinal, a correção dos salários e benefícios é urgente para todos os profissionais da Amazul.

O SINTPq avaliou positivamente o diálogo realizado hoje. A expectativa é de que essa nova abertura nas relações seja convertida em melhorias para os trabalhadores. Assim que novidades estiverem disponíveis, todos e todas serão informados.

Sem um sindicato atuante tomando frente nessas articulações, o destino dos empregados seguiria sendo tratado apenas entre Amazul e SEST, sem que os trabalhadores tivessem voz e representatividade. Por isso, é importante que todos e todas reconheçam a importância do trabalho sindical e deixem sua contribuição por meio da sindicalização. Com esse gesto simples, você ajuda o SINTPq a manter e fortalecer seu trabalho na defesa dos profissionais da Amazul. Associe-se: https://sintpq.org.br/seja-socio