Assembleia do IPT aprova pauta reivindicatória para ACT 2024/2025
A assembleia foi realizada de forma hibrida e, além da manutenção das conquistas do último acordo, foram incluídas cinco novas cláusulas
Os trabalhadores e trabalhadoras do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) aprovaram, por unanimidade, em assembleia realizada na manhã de terça-feira (19), a pauta reivindicatória para o Acordo Coletivo de Trabalho 2024/2025.
A assembleia foi realizada de forma hibrida e, além da manutenção das conquistas do último acordo, foram incluídas cinco novas cláusulas.
Ficou estabelecido que O IPT concederá a seus trabalhadores, a partir do dia 1º de junho, a recomposição inflacionária conforme o IPC-FIPE medido no período de 30 de maio de 2023 a 1º de junho de 2024.
Após a recomposição inflacionária, o IPT propiciará ainda aumento real de 3% a todos os seus trabalhadores.
O mesmo reajuste valerá para todos os outros benefícios que a categoria já possui.
As horas extras ficaram definidas em 75% de segunda-feira a sábado, e de 150% nos domingos e feriados; o ticket cesta básica em R$ 825; e o vale refeição diário no valor de R$ 42.
Os trabalhadores exigem participação e transparência nas escolhas dos cargos do concurso público e nos critérios de concessão de bolsas, com a participação ativa em comissões paritárias.
Também foi incluído o pleito dos estagiários de participação no benefício creche e auxílio creche.
A pauta ainda definiu que o IPT se comprometa a implementar um programa de progressão na carreira para os empregados do IPT, com a participação dos trabalhadores em comissão paritária.
A licença paternidade de 180 dias, uma luta constante do SINTPq, também foi incluída novamente entre as proposições dos trabalhadores e trabalhadoras, a fim de que o benefício seja justo e equiparado ao das mães.
Caso algum dependente fique doente, o IPT também deverá assegurar o direito à ausência remunerada, por meio de apresentação de atestado de acompanhamento, subscrito por profissional da área de saúde.
A integra da Pauta de Reivindicações 2024/2025 pode ser acessada no link: https://bit.ly/PautaReivindIPT
Uma vez aprovada, agora caberá ao sindicato levar a voz dos trabalhadores diante dos patrões e lutar para que sejam ouvidos e atendidos diante das suas necessidades.
A força de trabalho e todos os benefícios já existentes são conquistas históricas e o SINTPq se compromete para que outras sejam garantidas também.
Veja também
Assembleia da FACTI aprova contraproposta por unanimidade
16/12/2024A assembleia realizada hoje na FACTI discutiu e aprovou, por unanimidade, a contraproposta apresentada pela ...
Informamos sobre o dissídio 2021 do IPT
13/12/2024Sobre o resultado do julgamento do dissídio de 2021 no Tribunal Superior do Trabalho, o ...
Assembleia dia 16/12 avalia contraproposta da FACTI
12/12/2024Na próxima segunda-feira, 16 de dezembro, o SINTPq realizará uma assembleia com os profissionais da ...