Notícias | Assembleia Nacional da Classe Trabalhadora marcada para 1° de junho

Assembleia Nacional da Classe Trabalhadora marcada para 1° de junho

04/05/2010

As seis centrais sindicais decidiram realizar uma Assembleia Nacional da Classe Trabalhadora no dia 1º de junho, em São Paulo, e pretende reunir dezenas de milhares de dirigentes e militantes sindicais. De acordo com o presidente da CUT, Artur Henrique, “a Assembleia será um instrumento de mobilização e ação sindical que contribuirá no processo eleitoral, demarcando campo com a direita”. “As centrais são autônomas e independentes, mas têm lado: o dos trabalhadores, da defesa de um projeto de desenvolvimento para o país com valorização do trabalho e distribuição de renda. A direita nunca abriu espaços para os trabalhadores incidirem, pelo contrário, sabemos o que representa: privatização, desmonte do Estado, arrocho salarial, precarização e desemprego”, sublinhou.

O líder cutista destacou que em ano eleitoral cresce a responsabilidade das lideranças para somar experiência e consciência e potencializar o protagonismo do sindicalismo brasileiro, ampliando a pressão sobre o Congresso Nacional, o empresariado e governos, pela aprovação de projetos que contemplem avanços sociais, como o da redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem redução de salário.

Principais bandeiras

- Redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem redução de salário
- Convenções 151 e 158 da OIT, que tratam respectivamente do direito à negociação coletiva no serviço público e do    fim da demissão imotivada,
- Mudança dos Índices de Propriedade da Terra,
- PEC do Trabalho Escravo,
- Aceleração da Reforma Agrária,
- Pré-Sal e o
- Projeto unificado de combate à terceirização.