Notícias | Assembleia presencial do CNPEM será dentro do campus

Assembleia presencial do CNPEM será dentro do campus

A direção do CNPEM disponibilizou espaço ao ar livre no interior do campus para a realização da assembleia. Com isso, o encontro ocorrera em frente ao prédio da administração, antigo LNLS.

20/08/2021

A direção do CNPEM disponibilizou espaço ao ar livre no interior do campus para a realização da assembleia. Com isso, o encontro ocorrera em frente ao prédio da administração, antigo LNLS. Dia e horário seguem os mesmos: terça-feira, dia 24, a partir das 8h. Em paralelo, a assembleia será transmitida no Microsoft Teams, com os profissionais em home office podendo opinar e participar das votações. Link da videochamada: https://bit.ly/AssembCNPEM24l08l21

É importante lembrar que a contraproposta do Centro sequer contempla a inflação do último período, limitando-se a 5% de reajuste salarial perante uma inflação galopante de 8,99% (IPCA). A defasagem salarial chama a atenção, mas não é o único ponto importante envolvendo as negociações e as condições oferecidas. Confira alguns outros itens abaixo.

Teletrabalho

Durante as negociações, a direção do Centro não aceitou discutir o aprofundamento de uma cláusula dedicada ao home office. Isso porque a intenção do CNPEM é acabar com o trabalho remoto até o final deste ano. Dessa forma, o Centro não aceita discutir questões importantes relacionadas ao tema, como a reivindicação de ajuda de custo no valor de R$ 200,00.

Vale Refeição

Outra reivindicação dos profissionais do CNPEM é a possibilidade do Vale Refeição ser um cartão de livre utilização. Isso permitiria que os trabalhadores pagassem o almoço diretamente no restaurante interno ou realizassem suas refeições em outros locais, conforme sua preferência.

A direção do Centro segue negando essa possibilidade, alegando que seria inviável em função da relação com o restaurante interno, que poderia ser prejudicado com a mudança, perdendo consumidores. Essa postura do CNPEM demonstra uma preocupação maior com parcerias comerciais do que com os funcionários. Se o atual restaurante não se garante na concorrência, que sejam buscadas novas alternativas. O bem-estar dos trabalhadores e trabalhadoras deve ser a prioridade de qualquer gestão.

Tabela sem correção

Como se a defasagem salarial não fosse suficiente, a contraproposta do CNPEM também não contempla a correção das faixas salariais da tabela de benefícios. Dessa forma, muitos profissionais poderão ser enquadrados em faixas mais altas, sofrendo descontos maiores.

Mobilização

O SINTPq planeja uma campanha denunciando o desrespeito sofrido pelos profissionais do CNPEM, que não recebem o devido reconhecimento pelo importante trabalho científico que desenvolvem. Enquanto a direção do Centro e o Ministério da Ciência fazem o discurso de valorização da pesquisa, utilizando o trabalho da instituição como plataforma de marketing, seus profissionais sofrem com a defasagem salarial (0% em 2020 e proposta abaixo da inflação em 2021).

Por meio de ações nas redes sociais, atos simbólicos presenciais e articulação junto aos veículos de imprensa, o SINTPq denunciará a incoerência e o descaso dos responsáveis pelo comando do CNPEM. Queremos que a direção do Centro reveja sua postura e apresente condições dignas para a campanha salarial.