Notícias | Assembleias nos dias 9 e 10 de junho avaliam proposta da Amazul

Assembleias nos dias 9 e 10 de junho avaliam proposta da Amazul

Encontros acontecem no refeitório do CTMSP, na sede da Amazul e no auditório do CINA

06/06/2022

Ao longo da última semana, o SINTPq manteve contato com a Amazul e encaminhou a realização de assembleias para definir os rumos da campanha salarial. Os encontros ocorrerão nos dias 9 e 10 de junho, quinta e sexta-feira, de forma exclusivamente presencial.

No dia 09/06, a partir das 9h, o SINTPq realizará assembleia no CTMSP, no refeitório do Centro. Mais tarde, às 11h, o sindicato promoverá assembleia no auditório da sede da Amazul. No dia seguinte, às 9h, ocorrerá assembleia com os profissionais de Aramar, no auditório do CINA.

Durante as assembleias, o SINTPq apresentará novamente os detalhes da contraproposta e as alegações da Amazul. Após o debate, a aprovação ou recusa das condições oferecidas será votada. O resultado final será definido com a soma das votações realizadas nas três localidades.

O SINTPq reforça seu posicionamento pela rejeição da contraproposta. Como já informado, o reajuste salarial oferecido foi de 7%, valor abaixo do IPCA do período (10,06%) e muito distante do valor pleiteado na pauta reivindicatória (15,51%). Além disso, caso aprovado, o reajuste seria retroativo a março, e não a janeiro, como determina a data-base. Outro ponto crítico diz respeito aos benefícios, que não teriam qualquer correção.

Como se a contraproposta não fosse ruim o bastante por si só, sequer há garantia de implementação do reajuste em caso de aprovação. Isso porque, segundo a Amazul, a pagamento dos 7% está “condicionado à concessão de ampliação de créditos na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2022 da Amazul, cabendo salientar que tal ampliação poderá ser caracterizada como Projeto de Lei, e assim, ter que ser submetido à aprovação pelo Congresso Nacional”.

A inflação segue fora de controle, como todos podem notar a cada ida ao supermercado e ao posto de gasolina. Aceitar um reajuste abaixo da inflação resultaria em uma corrosão ainda maior no poder de compra de cada profissional da Amazul e de suas famílias. Com tantos aspectos negativos, o sindicato não vê sentido na aprovação de uma contraproposta tão insuficiente e incerta. Na visão da diretoria do SINTPq, a discussão de greve e/ou estado de greve para continuidade das negociações seria a melhor opção neste momento.

Naturalmente, seja qual for a posição do sindicato, a decisão caberá aos trabalhadores e trabalhadoras. Por isso, a participação de todos e todas nas assembleias é de fundamental importância. Dialogue com seus colegas sobre os diferentes fatores em jogo e participe deste momento decisivo.

ASSEMBLEIAS

• 09/06 às 9h: Refeitório do CTMSP
• 09/06 às 11h: Auditório da sede da Amazul
• 10/06 às 9h: Auditório do CINA - Aramar

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

Pelo presente edital, o SINTPq - Sindicato dos Trabalhadores em Atividades (Diretas e Indiretas) de Pesquisa e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia de Campinas e Região, inclusive São Paulo, convoca todos os trabalhadores da AMAZONIA AZUL TECNOLOGIAS DE DEFESA S.A - AMAZUL, para Assembleia Setorial a ser realizada no dia 09 de junho em várias seções, conforme Estatuto, parágrafo segundo do artigo 28, de forma presencial no CTMSP: Av. Prof. Lineu Prestes, 2468 - Cidade Universitária, São Paulo - SP às 9h e na sede da Amazul: Av. Corifeu de Azevedo Marques, 1847 - Butantã, São Paulo - SP às 11h; e no dia 10 de junho no CEA: Estr. Vicinal Sorocaba-Iperó, Km 12,5 - Bacaetava, Iperó - SP, às 9h para DISCUSSÃO e DELIBERAÇÃO sobre a seguinte pauta: 1) Avaliação, discussão e deliberação da proposta da empresa para assinatura do acordo coletivo data-base 01 de janeiro de 2022; 2) Havendo recusa na proposta da empresa: Deliberação de greve e autorização para instauração de dissídio coletivo; 3) Assembleia permanente e 4) Outros assuntos.

Caso não tenham quórum em cada seção da assembleia a segunda chamada será 15 minutos posterior a primeira chamada.

Campinas, 04 de junho de 2022.
José Paulo Porsani - Presidente SINTPq