Notícias | Biblioteca

Biblioteca

01/02/2010

O SinTPq disponibiliza, a todos os interessados, livros e revistas que abordam, prioritariamente, assuntos como telecomunicações, tecnologias da informação, trabalho e emprego.

A seguir, a sinopse de alguns dos títulos:

Mídias Digitais: Convergência tecnológica e inclusão social - Takashi Tome

Promover uma reflexão atualizada sobre as transformações das tecnologias de informação e comunicação a partir de uma perspectiva social. Essa é a proposta do livro "Mídias Digitais - convergência tecnológica e inclusão social", Ed. Paulinas, 2005.

A publicação, organizada por André Barbosa Filho, Cosette Castro e Takashi Tome, é uma obra coletiva, seus 21 autores são jovens atuantes em universidades, institutos de pesquisa, entidades públicas e ONGs. Ela está dividida em três blocos: Contextualização, Políticas de Comunicação e Conteúdos e Inclusão Social.

Privatização das Telecomunicações – Gaspar Vianna

Primeiro livro editado no país com o propósito de examinar a privatização dos serviços essenciais de telecomunicação no Brasil. É escrito sob a forma de curtas crônicas, autônomas, como se fossem artigos de jornal. É um livro abrangente , pois integra as telecomunicações na problemática  do país e as mobiliza para ajudar ao esforço de viabilização de um projeto nacional de desenvolvimento.

Fantasia Tecnológica: Reflexões sobre o CPqD – Antônio Albuquerque

Este trabalho aborda a transição do CPqD. Ele procura, de acordo com o autor, descrever as principais características da política industrial e tecnológica do setor de telecomunicações brasileiros, identificando suas diversas fases e transições.

O Brasil Desempregado – Jorge Mattoso

O autor busca mostrar neste livro as razões estruturais que fizeram com que o desemprego se tornasse uma epidemia no Brasil dos anos 90, abordando questões como política produtiva e a precariedade das condições e relações de trabalho, além tentar mostrar como é possível combater o desemprego e gerar mais e melhores empregos.

Revista Interativa – Publicação do Sistel – ano I, nº 5

Revistas com variedades e entrevistas, publicada no ano de 1996, com matéria sobre mudanças que colocavam em risco o CPqD, na época.

Revista Leia e fique sabendo

A revista é resultado de pesquisa de dados e bibliografia realizada pela Fittel. Nela, há diversas matérias que vão desde a privatização da informação, até economia e discussões envolvendo a democracia.

Há diversos outros títulos disponíveis. Basta entrar em contato com o SinTPq, através dos telefones: (19) 3256-3358 e (19) 3256-8685 ou pelo e-mail [email protected], que as publicações solicitadas serão encaminhadas gratuitamente.