Notícias | Café SINTPq: Sindicato debate Cidades Sustentáveis em Campinas

Café SINTPq: Sindicato debate Cidades Sustentáveis em Campinas

04/06/2014

É possível obter desenvolvimento com sustentabilidade? Essa foi uma das questões debatidas na última terça-feira, dia 03, no Café SINTPq. Promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia, o evento contou com a presença de George Winnik, integrante da Rede Nossa São Paulo e autor do Programa Cidades Sustentáveis.

Em sua apresentação, Winnik defendeu as cidades como ponto de partida para as transformações tão urgentes que nosso país precisa. Para ele, os principais problemas que atingem a população estão nas cidades e, portanto, ações concretas nelas têm impacto direto na qualidade de vida das pessoas.

O Programa, já implantado em 265 cidades brasileiras, tem como base a criação de indicadores que orientem ações de governantes para dimensões não apenas econômicas, mas também ambientais e sociais.

O convidado destacou ainda a importância do desenvolvimento tecnológico para as cidades sustentáveis, como solução para problemas urbanos como o tratamento de resíduos sólidos, abastecimento de água, despoluição de rios etc. “Temos o exemplo do Sistema Cantareira. Estava tudo bem e do dia para a noite pode faltar água”, afirmou sobre a necessidade de planejamento sustentável dos municípios. 

No encontro foi levantada ainda a importância da participação ativa da sociedade civil nos problemas da cidade através de conselhos, ONG’s, sindicatos, coletivos e outros espaços. “O desafio está em cada um chamar para si a responsabilidade de mudar a cidade, ser corresponsável nas melhorias e nas mudanças que tanto queremos”, concluiu.

Confira imagens do Café SINTPq