Câmara aprova fim do fator previdenciário e reajuste de 7,7% para as aposentadorias
Em votação realizada na Câmara nesta terça-feira (4), os deputados aprovaram o reajuste de 7,72% para aposentados e pensionistas do INSS que ganham acima do salário mínimo e o fim do fator previdenciário. Estas proposições fazem parte da medida provisória (MP 475/09).
Com este reajuste, cerca de 30% do total de beneficiários no Brasil serão favorecidos, ou seja, mas de 8 milhões pessoas. O reajuste será retroativo a janeiro, quando foi concedido aumento de 6,14%.
Para o presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sintapi-CUT), Epitácio Luiz Epaminondas (Luizão), este foi um importante avanço para os aposentados e pensionistas que nos últimos anos sofreram com o processo de defasagem. “O aumento nas aposentadorias conquistado através da mobilização e pressão da CUT veem ratificar o processo de justiça social.”
Fim do fator previdenciário (MP 475)
Os deputados também aprovaram a emenda que propõem o fim do fator previdenciário. Caso aprovada também pelo Senado e sancionada pelo presidente Lula, a medida passará a valer a partir de 2011.
O fator previdenciário é um índice referencial usado para calcular o valor do benefício das aposentadorias. O fator leva em conta a idade do trabalhador, o tempo de contribuição e a expectativa de sobrevida no momento de aposentadoria. Sefundo o IBGE, a cada ano aumenta a expectativa de vida do brasileiro. Isso interfere no fator previdenciário, reduzindo ainda mais o benefício sempre que a expectativa de vida cresce.
A Medida Provisória 475 segue agora para votação no Senado. A previsão é que ela seja votada ainda nesta semana. Caso não haja nenhuma alteração ela será enviada para a sanção do presidente Lula.
Veja também
Projeto QualiFacti certifica mais de 1.800 profissionais gratuitamente e lança nova agenda de cursos
25/10/2024A demanda por profissionais qualificados no setor de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) está ...
Presidente do SINTPq defende ações em prol da saúde mental no trabalho
16/10/2024O presidente do SINTPq, José Paulo Porsani, tem participado de debates públicos em diferentes instituições ...
Hotel Miramar SINTPq: Pacotes de réveillon estão disponíveis para sindicalizados
10/10/2024Os sócios e sócias do sindicato já podem garantir sua reserva para curtir o Ano ...