Candidato que faz parte da história do SINTPq
tos ao legislativo que têm suas histórias de trabalho e luta relacionadas ao do SINTPq, trazemos hoje um ex diretor que está buscando sua quarta reeleição. Aluisio Nunes é atuamente vereador e presidente do legislativo em Osasco. Acompanhe.
SINTPq: Em 2012, o senhor busca a quarta reeleição. Quais as vitórias que o senhor teve em seus mandatos e quais delas atingem especificamente os trabalhadores de C&T?
Aluisio Pinheiro: O mandato avançou no apoio ao Governo Municipal na ampliação de ações na área de educação como a criação dos CEUs (Centros de Educação Unificados), e continua como proposta para o 4º mandato a implantação de novos CEUs no município. Além disso, sempre estive ao lado dos sindicatos de maneira geral, apoiando suas lutas, como foi durante a greve dos funcionários da saúde do Estado, no caso dos 500 funcionários da Mecano Fabril, para o qual conseguimos um acordo e a manutenção do emprego, o nosso apoio à greve dos bancários, entre outros.
SINTPq: Em que sua candidatura se diferencia das demais e qual o seu objetivo enquanto vereador?
Aluisio Pinheiro: Nossa campanha é diferente porque foi baseada em conquistas e propostas. Tenho muitos projetos e leis que obtive durante meus mandatos e temos ainda muito por fazer. Meus eleitores sabem que sou ficha limpa, tenho uma vida humilde e sempre lutei pelos interesses da cidade na Câmara. A possibilidade de ter sido líder do prefeito por mais de 50 meses e depois Presidente da Câmara me deu oportunidade de ajudar a cidade de maneira efetiva e é isso que vou continuar fazendo. Sou o representante da população e meu objetivo é continuar sendo esse interlocutor, mas um interlocutor aguerrido, que briga mesmo pelo que a população precisa.
SINTPq: Como o senhor vê o Conselho de C&T do município de São Paulo e quais são suas propostas para a área em Osasco?
Aluisio Pinheiro: O Conselho tem vital importância, pois é de extrema relevância que ocorram discussões sobre a questão da internet pública, da inclusão digital, da tecnologia na educação, entre outros. Vamos incluir propostas desse teor em nosso trabalho no próximo mandato. A Prefeitura de Osasco investiu forte em informatização e vamos contribuir para que os Centros de Inclusão Digital cresçam e atinjam toda a cidade.
SINTPq: O senhor ficou uma semana como prefeito. Qual o impacto dessa proximidade com o Executivo em sua atuação no Legislativo?
Aluisio Pinheiro: Foi priorizado o contato/relação com as áreas de maior vulnerabilidade de Osasco (área social). O período era de recesso parlamentar e, portanto, não houve demandas expressivas para interação com o Poder Legislativo. Porém, do ponto de vista da experiência, foi extremamente enriquecedor. Como líder do prefeito que fui, tinha um bom acesso às secretarias municipais, mas estar no comando delas, despachando como prefeito, me deu a real dimensão da importância de se comandar uma cidade, das dificuldades que se enfrenta, das expectativas que são geradas. O desafio foi grande, mas creio que consegui desempenhar com responsabilidade e dignidade. Me sinto preparado para desafios como esse, pois conheço bem a cidade, sei dos seus problemas e tenho propostas. Isso traz segurança e é essa segurança que pretendo passar aos eleitores.
SINTPq: O tema mais atual e de maior preocupação para os cidadãos da Região Metropolitana de São Paulo é o meio ambiente, incluindo a qualidade de vida. O que pode ser feito pelos vereadores neste sentido?
Aluisio Pinheiro: Na cidade de Osasco, foi desenvolvido um conjunto de legislações, especialmente na área de compensação ambiental, recuperação de nascentes, foi criado o núcleo de educação ambiental. Apoiamos também ações do governo no sentido de recuparar o meio ambiente cujas ação resultaram no plantio de mais de 50 mil árvores e eainda a implantação de novos parques ecológicos, incluindo um borboletário.
SINTPq: Agora, um tema de preocupação nacional: ética e corrupção. Como o senhor vê a proposta de financiamento público de campanha? E quais outras ações poderiam ser propostas para efetivar praticas éticas e eliminar (ou reduzir) a corrupção dentro do Poder Público?
Aluisio Pinheiro: Defendemos e temos estimulado o acompanhamento e a participação popular dos mandatos eletivos. Nossa presidência tem como prerrogativa o estímulo à participação popular no cotidiano da CMO para acompanhamento dos trabalhos dos parlamentares, utilizando TV, internet, convite a escolas para conhecerem a Câmara, entre outros. A sociedade precisa ocupar esse espaço e estimulamos para que faça isso.
Defendemos que para redução da corrupção, haja transparência na ação do político. Envolvimento da sociedade civil organizada na participação popular nos mandatos. Cobrando, exigindo a prestação de contas dos candidatos. Nós já fazemos isso por meio da própria internet, materiais impressos e eventos, nos quais sempre damos conta do que tem sido feito e pedindo colaboração para o que mais precisa ser feito. E o resultado tem sido muito bom.
Sou a favor do fortalecimento de instituição como a OAB, Conselhos Populares. Em Osasco há diversos conselhos com participação da sociedade civil organizada, como por exemplo, o Conselho Municipal de Cultura e de habitação que são deliberativos, o Conselho de Gestão Compartilhada nas escolas municipais, entre outras formas que garantem, democraticamente, a participação popular organizada na condução da cidade.
Veja também
Projeto QualiFacti certifica mais de 1.800 profissionais gratuitamente e lança nova agenda de cursos
25/10/2024A demanda por profissionais qualificados no setor de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) está ...
Presidente do SINTPq defende ações em prol da saúde mental no trabalho
16/10/2024O presidente do SINTPq, José Paulo Porsani, tem participado de debates públicos em diferentes instituições ...
Hotel Miramar SINTPq: Pacotes de réveillon estão disponíveis para sindicalizados
10/10/2024Os sócios e sócias do sindicato já podem garantir sua reserva para curtir o Ano ...