CMCT&I analisa projeto São Paulo 2040
Colaboração: Ros Mari Zenha
O Projeto São Paulo 2040, elaborado pelo Poder Executivo, foi apresentado para os membros do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação no início deste mês. Esta foi a 9ª reunião do órgão que conta com a participação do SinTPq por meio de sua representante, Ros Mari Zenha.
Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), o ‘São Paulo 2040 - A Cidade que Queremos’ é um projeto de longo prazo para orientar uma ampla transformação do munícipio nas próximas décadas. Agora, o São Paulo 2040 é apresentado à sociedade civil para colaboração.
Ele aponta novas formas de organização social, econômica, urbana e ambiental e a expectativa é que resulte em melhores condições de vida para a população. O documento é organizado em cinco eixos: coesão social, desenvolvimento urbano, mobilidade, melhoria ambiental e competitividade. Veja o plano completo em www.sp2040.net.br
A representante do SinTPq no CMCT&I, Ros Mari Zenha, sugeriu que se incorpore ao São Paulo 2040 a Avaliação Ambiental Estratégica do Município de São Paulo (AAE). “Apesar da existência de vários instrumentos de política ambiental, constata-se impactos cumulativos resultantes do agrupamento de intervenções similares e diversificadas que requerem um instrumento com vocação de análise holística dessas sinergias. A AAE se destina a avaliar as decisões estratégicas”, justifica.
Ros Mari lembrou também que diversos institutos públicos, entre eles o IPT, se capacitam para o uso dessa ferramenta e poderiam contribuir. Também lembrou a necessidade de incorporar a atualização da Carta Geotécnica do Município de São Paulo, que apresenta, de forma organizada, os elementos do meio físico a serem considerados no planejamento e permite visualizar cenários estabelecendo pressupostos, ações e metas para o desenvolvimento sustentável com respeito à capacidade de suporte do território da cidade.
O Grupo de Trabalho de Meio Ambiente Urbano do CMCT&I irá acompanhar as discussões sobre o Projeto São Paulo 2040, de resonsabilidade da Fundação da Universidade de São Paulo (FUSP).
Projeto de Lei Municipal de Inovação
Na próxima reunião, dia seis de dezembro, o CMCT&T entregará ao prefeito de São Paulo a versão final do texto para o projeto de lei municipal de inovação, que foi analisado pelo membros do Conselho, durante os últimos meses, por diversas perspectivas.
Além de Ros Mari Zenha, também participaram da reunião representantes do Poder Executivo, entidades privadas (FIESP), convidados e membros de movimentos organizados, vereador Eliseu Gabriel – Comissão de Administração. Pública da CMSP; Allen Habert – Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo – SEESP, Percy Correa Vieira da Associação dos Pesquisadores Científicos de São Paulo – ApqC; e Luiz Antonio Moretti do Conselho Regional – CREA.
Veja também
Projeto QualiFacti certifica mais de 1.800 profissionais gratuitamente e lança nova agenda de cursos
25/10/2024A demanda por profissionais qualificados no setor de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) está ...
Presidente do SINTPq defende ações em prol da saúde mental no trabalho
16/10/2024O presidente do SINTPq, José Paulo Porsani, tem participado de debates públicos em diferentes instituições ...
Hotel Miramar SINTPq: Pacotes de réveillon estão disponíveis para sindicalizados
10/10/2024Os sócios e sócias do sindicato já podem garantir sua reserva para curtir o Ano ...