CMCT&I de São Paulo debate Lei de Inovação
Colaboração: Ros Mari Zenha
Realizada na primeira quinzena do mês, a reunião do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia e Inovação de São Paulo (CMCT&I) debateu a proposta final do Projeto de Lei de Inovação do Município de São Paulo e o C40 São Paulo Clima Summit (Cities Climate Leadership Group) , evento sobre alterações climáticas que contou com a participação de 40 cidades do mundo.
A representante do SinTPq no Conselho, Ros Mari Zenha, fez parte do grupo que elaborou a minuta do projeto de lei e adianta que a versão final, que incluiu sugestões do Sindicato, deve ser aprovada na próxima reunião do órgão. Segundo Ros Mari, uma das preocupações, durante a elaboração do texto, foi garantir que conceitos como empreendedorismo, economia solidária e cooperativismo fossem contemplados.
Já em relação ao C40 São Paulo Clima Summit, uma síntese foi apresentada pelo Professor da Universidade de São Paulo Oswaldo Massambani. Promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de São Paulo, o evento destacou que a economia de “alto carbono”, praticada pela maioria dos países, aliada ao crescimento extraordinário da humanidade pós-revolução industrial (mais da metade da população mundial é urbana), têm causado impactos sócio-ambientais e suscitado preocupações crescentes com a vulnerabilidade das cidades, em especial no que se refere às mudanças climáticas.
Cidades de vários países, com população superior a sete milhões de pessoas, resolveram se estruturar em uma rede, que conta hoje com mais de 40 megacidades (C40) e outras19 cidades associadas. O grupo já se reuniu em Londres (2005), Nova Iorque (2007), Seul (2009) e, agora, em São Paulo. Os assuntos debatidos nos encontros foram: investimentos, medição de emissões, indústrias verdes e advocacy.
O evento resultou na Carta de São Paulo e um documento preliminar intitulado Diretrizes para o Plano de Ação da Cidade de São Paulo para Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas (ver apresentação no link abaixo) Além desse primeiro documento, a coordenação dos trabalhos está preparando uma síntese, com título preliminar de Construindo Cidades Sustentáveis, que deve ser divulgada em agosto deste ano.
Veja também
Projeto QualiFacti certifica mais de 1.800 profissionais gratuitamente e lança nova agenda de cursos
25/10/2024A demanda por profissionais qualificados no setor de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) está ...
Presidente do SINTPq defende ações em prol da saúde mental no trabalho
16/10/2024O presidente do SINTPq, José Paulo Porsani, tem participado de debates públicos em diferentes instituições ...
Hotel Miramar SINTPq: Pacotes de réveillon estão disponíveis para sindicalizados
10/10/2024Os sócios e sócias do sindicato já podem garantir sua reserva para curtir o Ano ...