CNPEM: Negociação do SINTPq conquista aumentos reais e acordos para home office e plano de carreira
O SINTPq espera finalizar as negociações em breve, viabilizando assim a convocação de assembleia
SINTPq e CNPEM se reuniram durante a tarde de quarta-feira, dia 12, para discutir as demandas da campanha salarial 2023/24. O sindicato foi representado pelo seu presidente, José Paulo Porsani, juntamente com o dirigente sindical Pedro Martins, que também é profissional do Centro. O encontro ocorreu nas dependências do CNPEM.
A contraproposta oficial ainda não foi definida, restando pontos para esclarecimento e alterações em redações de cláusulas. Mesmo assim, respostas e sinalizações positivas já foram alcançadas. A proposta de reajuste salarial, por exemplo, corresponde a 4,2%. Considerando os últimos índices inflacionários, esse montante seria equivalente à inflação acrescida de 1% de aumento real, aproximadamente.
No Vale Alimentação, o reajuste alcançado na negociação foi de 10,3%. Dessa forma, o benefício passaria para R$ 750,00 mensais. Além disso, seria depositada uma carga extra no final do ano. O Auxílio Creche foi outro item muito discutido e as sinalizações também foram positivas.
Ainda em relação aos benefícios econômicos, o CNPEM pretende reformular a tabela de participação dos trabalhadores. Na primeira simulação apresentada ao SINTPq, todos seriam beneficiados com as mudanças. Mais detalhes serão apresentados na próxima reunião negocial, ainda a ser marcada.
Partindo para as questões sociais e relações de trabalho, a proposta para a licença paternidade prevê ampliação para 20 dias. Sobre o plano de carreira, o CNPEM afirmou que o mesmo está sendo desenvolvido e se comprometeu a apresentá-lo ainda neste ano, com uma cláusula a ser inserida no Acordo Coletivo de Trabalho.
A direção do Centro também concordou com a implementação do trabalho híbrido, sendo dois dias por semana em home office (teletrabalho). Os detalhes sobre esse item serão apresentados em assembleia, após a conclusão das tratativas com o CNPEM.
O SINTPq espera finalizar as negociações em breve, viabilizando assim a convocação de assembleia. Cumprida essa etapa, os trabalhadores e trabalhadoras poderão avaliar coletivamente se as condições apresentadas são satisfatórias.
O empenho do sindicato nas negociações tem sido grande. Entretanto, esse esforço é insuficiente sem o apoio dos funcionários e funcionárias. Todos podem contribuir acompanhando o processo negocial, participando das discussões e tornando-se sócios e sócias do SINTPq. Com trabalho e união, uma campanha salarial vitoriosa certamente será alcançada!
Veja também
Assembleia da FACTI aprova contraproposta por unanimidade
16/12/2024A assembleia realizada hoje na FACTI discutiu e aprovou, por unanimidade, a contraproposta apresentada pela ...
Informamos sobre o dissídio 2021 do IPT
13/12/2024Sobre o resultado do julgamento do dissídio de 2021 no Tribunal Superior do Trabalho, o ...
Assembleia dia 16/12 avalia contraproposta da FACTI
12/12/2024Na próxima segunda-feira, 16 de dezembro, o SINTPq realizará uma assembleia com os profissionais da ...