Com avanços importantes, campanha salarial do CNPEM é encerrada em grande assembleia
Os salários serão atualizados em 4,2%, o que reflete a inflação mais um aumento adicional de 1% em termos reais, aproximadamente
Trabalhadores e trabalhadoras do CNPEM participaram em peso da assembleia de quinta-feira, dia 3 de agosto. O encontro ocorreu nas dependências do Centro e deliberou a aprovação da contraproposta negociada pelo SINTPq para o Acordo Coletivo de Trabalho 2023/24.
A assembleia foi conduzida pelo presidente do SINTPq, José Paulo Porsani, e pelo dirigente sindical Pedro Martins, que também é profissional do CNPEM. Todos os itens da contraproposta foram apresentados e os presentes puderam tirar suas dúvidas.
O novo acordo negociado pelo sindicato e aprovado pelos funcionários trouxe conquistas importantes. Os salários serão atualizados em 4,2%, o que reflete a inflação mais um aumento adicional de 1% em termos reais, aproximadamente.
No caso do benefício de Vale Alimentação, o reajuste acordado foi de 10,3%, resultando em um crédito mensal de R$ 750,00. Além disso, ao final do ano, será fornecida uma carga extra. Essa espécie de “13º no VA”, tradicionalmente, era utilizada como “prêmio de consolação” para a ausência de outros reajustes. O fato disso não ocorrer neste ano representa um avanço no processo negocial e nas condições de trabalho.
Ver essa foto no Instagram
Quanto ao auxílio creche, o valor será de R$ 382,00 e será pago até o início do ensino fundamental. Para pais com filhos PCD’s, o valor será pago até o fim do fundamental. No âmbito social e financeiro, essa mudança configura outra grande conquista. É de conhecimento geral as dificuldades enfrentadas pelas famílias com crianças especiais. Portanto, toda ajuda adicional é bem-vinda.
Ainda no campo social, a licença paternidade teve sua duração dobrada. O novo prazo de 20 dias, naturalmente, ainda está muito distante da equiparação com a licença maternidade, pleiteada pelo SINTPq em toda a categoria. Mesmo assim, tal melhoria é muito importante para os pais e as famílias como um todo.
A campanha salarial deste ano também conseguiu viabilizar a implementação do teletrabalho. Apesar desse item não constar no Acordo Coletivo de Trabalho e ser tratado como norma interna, foi durante a negociação coletiva que sua discussão ganhou força e se viabilizou.
As novas políticas de teletrabalho e de saúde mental serão acompanhadas pelo SINTPq no próximo período. O apoio dos trabalhadores e das trabalhadoras nesse monitoramento será fundamental. Mantenha contato com o sindicato e denuncie qualquer eventual problema pelo canal anônimo disponível em sintpq.org.br.
Para que as próximas campanhas salariais sejam ainda melhores, é crucial que o percentual de sindicalização seja ampliado no CNPEM. O número de associados ainda é baixo em relação ao total de funcionários, como mencionado pelo presidente José Paulo Porsani durante a assembleia. Por isso, considere o convite do sindicato. Associe-se e fortaleça a representatividade do SINTPq no CNPEM.
Veja também
IPT: Assembleia aprova alterações do PPR
19/01/2026Hoje foi realizada a segunda assembleia sobre o PPR. Na reunião, os trabalhadores retomaram a ...
Sindicato atualiza as trabalhadoras e trabalhadores sobre o andamento do ACT 2025/2026
16/01/2026No dia 15/12/2025, houve um audiência de conciliação entre Sindicato e IPT no TRT-SP. O ...
SYNTECH: informações sobre a contribuição negocial e prazo para manifestação da oposição
12/01/2026O SINTPq informa aos trabalhadores e trabalhadoras da Syntech que está aberto o prazo para ...











