Começa preparação da CS 2012 para empresas com data-base em novembro
profissionais das empresas Cargill, Daitan Labs, Facti, CPqD, Fitec, Freescale, Eldorado, Monsanto, Sidi, e Venturus iniciam a preparação para a Campanha Salarial 2012 neste mês. De hoje, até a assembleia, que terá datas separadas em cada uma delas, eles podem enviar para o SINTPq por meio do e-mail [email protected] suas reivindicações para a pauta, indicando a empresa em que trabalha.
O fato do CPqD estar com o ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) 2011/2012 em dissídio, não impede a CS2012. “A discussão judicial não muda nada. O procedimento para a campanha atual é o mesmo. Tem que ser feita a assembleia, aprovada a pauta e aberta a negociação com a empresa”, explica o advogado do SINTPq, Dr Cremasco. A decisão do 15º Tribunal Regional do Trabalho será referente ao ACT 2011/2012 de forma retroativa.
Está é uma forma democrática e ágil de participação, pensada para que todos possam dar sua contribuição à pauta mas não é o único meio de contribuir. As reuniões continuarão sendo espaços para debates e abertas a opiniões e sugestões e é lógico que as reinvindicações da categoria serão votadas. Para saber o que serve na pauta é só lembrar que a legislação trabalhista garante alguns direitos, mas que o Acordo Coletivo de Trabalho estabelece normas e pode ampliá-los.
Comece pensando no básico: salário. A remuneração mínima em sua empresa é adequada? Qual o reajuste necessário para seu salário não perder o poder de compra, não se desvalorizar? Quanto ele tem que crescer para ser justo ao crescimento da empresa e do seu profissionalismo?
Depois, pense nas condições de trabalho. Seu vale alimentação/refeição atende as necessidades? O transporte oferecido é eficiente? Existe programa de incentivo? A participação nos lucros garantida pela Constituição Federal foi estabelecida em quanto? Os dias da licença paternidade garantem ao pai o tempo necessário com o recém-nascido? Enfim, olhe para o que ocorre diariamente, mas também esporadicamente.
Depois, as propostas serão submetidas a votação sendo que o nome do autor só será divulgado caso ele expresse formalmente essa possibilidade. O SinTPq já pediu para que as empresas disponibilizem espaços para as reuniões com os sócios e, posteriormente, assembleias com todos.
Além disso, essa é uma forma de fortalecer o SINTPq, já que mostra sua representatividade junto á base. Outra forma de solidificar a importância da associação é se sindicalizar e criar as condições estruturais necessárias para a atuação da instituição. A negociação coletiva existe para fortalecer os direitos dos trabalhadores que individualmente são frágeis na relação Capital xTrabalho.
Veja também
Projeto QualiFacti certifica mais de 1.800 profissionais gratuitamente e lança nova agenda de cursos
25/10/2024A demanda por profissionais qualificados no setor de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) está ...
Presidente do SINTPq defende ações em prol da saúde mental no trabalho
16/10/2024O presidente do SINTPq, José Paulo Porsani, tem participado de debates públicos em diferentes instituições ...
Hotel Miramar SINTPq: Pacotes de réveillon estão disponíveis para sindicalizados
10/10/2024Os sócios e sócias do sindicato já podem garantir sua reserva para curtir o Ano ...