Notícias | Continua o plebiscito pelo fim do imposto sindical

Continua o plebiscito pelo fim do imposto sindical

26/04/2012

 

iva da CUT decidiu ampliar o prazo de votação do Plebiscito Nacional sobre o Fim do Imposto Sindical, em função da grande repercussão e interesse de trabalhadores de todo o país em participar. O Plebiscito “Diga Não ao Imposto Sindical”, que terminaria no dia 30 de abril, foi prorrogado para o dia 15 junho. Clique aqui para votar.

O objetivo da CUT é consolidar sindicatos livres, independentes, autônomos e democráticos, organizados desde o local de trabalho até os níveis nacionais. O fim do imposto é determinante para isso.

Com o fim do imposto existirão duas possibilidade de sustento para os sindicatos. A primeira é aumentar o número de sindicalizados. Como não haverá mais o imposto, todos os sindicatos terão que atuar mais fortemente junto à base, o que aproximará os trabalhadores do movimento trazendo mais associados.

A segunda possibilidade é combinar taxas negociais durante a campanha salarial.  Por exemplo, o sindicato A negocia com a empresa B o acordo coletivo de trabalho para o ano 2012/2013, neste ACT - que tem que ser aprovado em assembleia pelos trabalhadores - existirá uma cláusula que definirá o valor da taxa negocial. 

As duas modalidades de arrecadação já existem, a ideia é que sejam as únicas formas de contribuição porque o trabalhador fará de forma debatida em assembleia  e os sindicatos que não lutam pelos trabalhadores, e sobrevivem apenas do imposto, não conseguirão se manter.

Para o SinTpq a proposta vem de acordo com um processo de ampliar o quadro de associados, que se iniciou em 2011 com a campanha de sindicalização que resultou em 17% de novos associados. Este ano a ação voltará unificada com a reestruturação administrativa e de comunicação pelas quais o Sindicato passa.