Notícias | CPQD: Após concluir rodada negocial, SINTPq convoca assembleia para 22/11

CPQD: Após concluir rodada negocial, SINTPq convoca assembleia para 22/11

Contraproposta alcançada garante correção inflacionária e ampliação da licença paternidade para 30 dias

17/11/2022

SINTPq e CPQD concluíram na manhã de hoje, dia 17, uma aprofundada rodada de negociações. Dessa forma, o sindicato pôde agendar assembleia para 22 de novembro, terça-feira, a partir das 8h15, através do link: https://bit.ly/CPQDAssemb22l11l22

Inicialmente, a empresa apresentou uma proposta de apenas 5% de reajuste nos salários e benefícios, índice abaixo da inflação do período. O sindicato insistiu afirmando que seria inviável a convocação de assembleia diante de condições tão desfavoráveis. Com isso, as negociações prosseguiram hoje chegando aos seguintes termos:

  • Reajuste nos salários e benefícios (incluindo auxílio home office) conforme o IPCA (6,47%)
  • Fim da cobrança/participação dos trabalhadores no valor do auxílio transporte na TTPM
  • Licença paternidade de 30 dias
  • Manutenção das demais cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho

A ampliação da licença paternidade foi um ponto amplamente debatido e representou um avanço importante. Com sua garantia, os pais terão mais tempo disponível para o cuidado dos filhos, sendo esse mais um pequeno passo rumo à equiparação de responsabilidades em relação às mães. O fim da participação no auxílio transporte também configura um elemento importante da negociação, posto que representará um aumento no salário líquido para aqueles que utilizam o fretado.

Além da contraproposta formalizada, o CPQD assumiu alguns compromissos para 2023. Um deles é a discussão do plano de carreira e da redução de jornada de trabalho em conjunto com o SINTPq. A empresa também se comprometeu a, no momento de renovação do contrato com a Unimed, incluir o sindicato nos debates relativos ao convênio médico.

Foram quatro longas reuniões negociais e muita argumentação até este momento. Agora, caberá aos profissionais do CPQD avaliar as condições apresentadas. Na assembleia de terça-feira, todos e todas poderão manifestar suas considerações. Não deixe de registrar sua opinião e seu voto neste momento tão importante.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

Pelo presente edital, o SINTPq – Sindicato dos Trabalhadores em Atividades (Diretas e Indiretas) de Pesquisa e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia de Campinas e Região, inclusive São Paulo, convoca todos os trabalhadores da FUNDAÇÃO CPQD - CENTRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM TELECOMUNICAÇÃO, para Assembleia Setorial, a ser realizada em 22 de novembro de 2022, terça-feira, através de plataforma virtual e por meio remoto, pelo link: https://bit.ly/CPQDAssemb22l11l22, às 8h15 para deliberar sobre a seguinte pauta: 1) Deliberação e votação para aprovação ou recusa da contraproposta da empresa para a Campanha Salarial 2022/2024 2) Outros assuntos.

Fica estabelecido que, não havendo quórum, a Assembleia será realizada em segunda convocação, 15 minutos após a primeira chamada, com qualquer número de presentes.

Campinas, 17 de novembro de 2022.

José Paulo Porsani
Presidente SINTPq