Notícias | CS 2012: assembleias e negociações com as empresas

CS 2012: assembleias e negociações com as empresas

17/09/2012

ta semana, as assembleias de aprovação de pauta das empresas da base do SINTPq aconteceram no CPqD e na Fitec.  Com as reivindicações aprovadas o Sindicato aguarda agenda com as direções para começar a negociar. 

E na última semana, mais uma campanha com resultado positivo foi encerrada: no CNPEM, após seis rodadas de negociação, a direção avançou sua proposta inicial de 0,5 para 1%, além da reposição salarial, do aumento do vale refeição de R$ 190 para R$ 235 e ampliação da licença paternidade para 10 dias, cinco dias acima do que a legislação determina. “Foi um resultado positivo. Aumento real é o que queremos em todas as empresas. Aqui ele aconteceu e sem comprometer nenhum benefício”, comenta Paulo Porsani, diretor do SINTPq.

Quanto à aprovação do acordo na Ergostech, a direção da empresa ainda não se pronunciou sobre as ressalvas feitas pela assembleia: a redação da proposta não deixa claro sobre a cláusula do vale transporte subsidiado e do vale refeição. Havendo a correção por parte da empresa, a Campanha Salarial 2012 estará encerrada. 

No IPT, a direção encaminhou uma carta informando que as reivindicações estão sob analise da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo e cumprindo os procedimentos normalmente.  

As únicas empresas que ainda não realizaram a assembleia inicial são a Freescale e a Monsanto, agora as datas foram definidas. Na Freescale o encontro será na quarta-feira, dia 19, às 13h30. Na Monsanto os associados se reúnem no dia 28, às 8 horas, e em seguida acontece a assembleia com todos os trabalhadores, às 9 horas. Para os profissionais das duas empresas vale a regra de encaminhar as sugestões de pauta para o e-mail [email protected] até um dia antes da assembleia, respectivamente 18 e 27. 

Nas empresas Cargill, Facti, Fitec, Eldorado, Sidi, Sidia, Instituto Royal e Venturus as pautas foram aprovadas em assembleia e o Sindicato oficializou as reivindicações nas empresas pedindo também: garantia de data base, prorrogação do atual Acordo Coletivo de Trabalho até que o novo seja assinado e agenda de reunião para início das negociações. 

Os profissionais da Fundepag decidiram na última assembleia, realizada em agosto, por aguardar a decisão judicial sobre a representação da empresa. E na próxima semana, o Sindicato se reúne com a direção da Japh para debater as reivindicações. 

Já na Softex Campinas os trabalhadores aceitaram a proposta de 1% de aumento real e estão reivindicando reajuste no vale alimentação.

Para a Fundag e Softex Nacional a  campanha está encerrada, sendo que na Softex os trabalhadores questionaram diversos pontos e aguardam posicão da direção, sem prejuízo para o fechamento das negociações. 

Para os servidores do CTI, o processo também está encerrado, porém sua negociação é diferente das outras, foi em conjunto com várias entidades, e vale a partir de 2013.