CS 2012: empresas iniciando e outras conquistando o aumento real
ampanha Salarial 2012 continua e algumas empresas chegam a aprovação ou não, das contrapropostas das empresas. Acompanhe o resumo das negociações com as empresas da base do SINTPq nesta semana.
As empresas Venturus, Facti, Eldorado, Daitan Labs, Sidia e Sidi tiveram sua assembleia inicial nesta semana, momento em que elaboraram a pauta de reivindicações. A próxima fase é de negociar junto às empresas. Os documentos serão disponibilizados no site do SINTPq em breve.
CNPEM: A assembleia está agendada para segunda, dia 2. Os trabalhadores devem deliberar se aceitam a proposta da empresa que contempla, entre outros tópicos:
- Aumento no vale-alimentação de R$ 190 para R$ 235
- Aumento real de 1%, mais reposição da inflação
- Licença paternidade de 10 dias
- Contabilizar deslocamentos eventuais a trabalho como hora-extra em banco de horas
- Plano de Cargos, Carreiras e Salários implantado até junho de 2013
Para chegar a estas possibilidades foram seis reuniões com a direção, sendo que nas anteriores a oferta da empresa não foi levada à assembleia, o SINTPq considerou-as insuficientes para ser apresentada a categoria.
Ergostech: Foi aprovada pelos trabalhadores a proposta da empresa com ressalvas. A redação do documento não deixou claro sobre a cláusula do vale transporte subsidiado. Outro item foi a correção do VR menor do que a proposta de reajuste salarial. Havendo a correção por parte da empresa, a Campanha Salarial 2012 estará encerrada.
A principal reivindicação foi alcançada: reposição da inflação no salário e aumento real de 2,7%, mesmo crescimento do Produto Interno Bruto do Brasil em 2011.
CTI: A proposta de reestruturação das carreiras de Ciência e Tecnologia do Governo Federal foi aceita em assembleia nesta semana. A implementação das propostas ocorrerá em três fases: janeiro de 2013, de 2014 e de 2015. Veja na integra
Instituto Royal: A assembleia inicial foi realizada, a pauta definida e encaminhada à empresa. O SINTPq já entrou em contato pedindo agenda para reunião com a direção. Aguardamos o retorno.
IPT: Após o consenso entre a direção e os trabalhadores de aumento real de 1,94% e redução na participação dos trabalhadores no plano de saúde de 30 para 20%, a proposta foi encaminhada para o Governo do Estado, aguardamos o pronunciamento.
Japh: A assembleia inicial aconteceu dia 14 de agosto, agora o Sindicato negocia com a empresa a pauta de reivindicação que pedia entre outros itens:
- Aumento real de salário de 2,7%, mais reposição da inflação
- Plano de Cargos Carreiras e Salários
- Hora-extra em finais de semana passados fora de casa devido ao trabalho
- Aumento da licença maternidade de 5 para 6 meses
CPqD: Devido a um erro de comunicação, os trabalhadores que compareceram a assembleia agendada para o dia 30 decidiram junto ao SINTPq remarcar a assembleia de elaboração de pauta para o dia 12, quarta-feira, às 13 horas. O SINTPq lamenta o ocorrido e pede desculpas pelos inconvenientes. Sobre o dissídio em andamento, ainda não há data para julgamento.
Cargill: A assembleia inicial para elaborar a pauta de reivindicação está marcada para terça-feira, dia 4, às 11h, na sede da empresa. Até o dia 3, os trabalhadores podem enviar sugestões para o e-mail [email protected] e depois podem apresentar na assembleia as reivindicações.
Em 2011, foi a primeira vez que o ACT da empresa foi negociado pelo SINTPq, entre os resultados tivemos aumento de 8%, sendo 1% valorização real e 7% reposição da inflação. Além disso, foram conquistados novos benefícios como auxílio creche e vale alimentação; reajuste para o vale refeição.
Fundepag: Na última assembleia, realizada no dia 20 de agosto, o plenário decidiu aguardar a decisão judicial sobre a representação da empresa. A direção diz que o legítimo representante de seus empregados é o Seaac e o próprio diz que não tem essa representação. O SINTPq foi contatado em 2011 e se reuniu com os trabalhadores a fim melhorar as condições de atuação. Durante o diálogo, a Fundação se negou a reconhecer a escolha dos trabalhadores pelo SINTPq e a intervenção da Justiça foi necessária. A audiência que deve decidir sobre o caso está marcada para outubro.
As duas unidades da Softex, Nacional e Campinas, tinham agenda para deliberar sobre as contrapropostas na sexta-feira, dia 31.
Para as empresas Monsanto, Freescale e Fitec o SINTPq busca junto às direções datas para a assembleia inicial, em que é aprovada a pauta que será levada para a mesa de negociação, até lá as colaborações podem ser enviadas também para o e-mail [email protected]
Fundag: Campanha encerrada com aumento real de 2,7%.
Veja também
Projeto QualiFacti certifica mais de 1.800 profissionais gratuitamente e lança nova agenda de cursos
25/10/2024A demanda por profissionais qualificados no setor de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) está ...
Presidente do SINTPq defende ações em prol da saúde mental no trabalho
16/10/2024O presidente do SINTPq, José Paulo Porsani, tem participado de debates públicos em diferentes instituições ...
Hotel Miramar SINTPq: Pacotes de réveillon estão disponíveis para sindicalizados
10/10/2024Os sócios e sócias do sindicato já podem garantir sua reserva para curtir o Ano ...