Notícias | CS 2012: trabalhadores pedem mais das contrapropostas

CS 2012: trabalhadores pedem mais das contrapropostas

13/08/2012

11 empresas que estão em negociação da Campanha Salarial 2012, a Fundag é a única encerrada e com ótimos resultados:  2,7% de aumento real. Nas outras empresas da base, as contrapropostas ainda não são aceitáveis, algumas nem sequer apresentáveis.

Para o IPT, a direção da empresa apresentou uma proposta de 1,94% de aumento real e redução na participação dos trabalhadores no plano de saúde de 30 para 20%. Em assembleia realizada dia 10, as condições foram aprovadas, porém para que o acordo se efetive o Governo do Estado de São Paulo ainda terá que aceitar as condições. 

Na Softex Nacional, a empresa propôs apenas o reajuste dos benefícios (reposição da inflação pelo IPCA).  Em assembleia os trabalhadores negaram o acordo e estabeleceram uma contraproposta com escalonamento de aumento real e vale refeição de R$18,50.  E na Softex – Núcleo Campinas – a contraproposta é de 1% de aumento real, permanecendo os demais itens da pauta sem alteração. 

Um dos casos mais delicados é o da Fundepag, em que a direção se nega a dialogar com o SINTPq, levando o Sindicato a agendar assembleia com os profissionais para decidir como encaminhar a campanha. A reunião acontece dia 20, às 8h30.

Já a Japh terá sua assembleia inicial na próxima semana, dia 14, às 8h30, quando deve ser elaborada e aprovada a pauta.

No CNPEM a data-base foi garantida, porém a negociação ainda não avançou. No entendimento do Sindicato, a oferta da empresa não atinge o mínimo necessário para ser apreciada pelos profissionais. Nova reunião com a direção está agendada para o dia 17 de agosto.

Sobre a Esgostech, um passo foi dado e o SINTPq irá apresentar aos trabalhadores a contraproposta da empresa em assembleia nas próximas semanas. 

Em relação ao Instituto Royal, o SINTPq protocolou a pauta e continua aguardando uma data para a reunião inicial.

Para os servidores do CTI a negociação é mais complexa porque envolve o MPOG (Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão) e outras entidades de representação de trabalhadores. O SINTPq têm um representante no Fórum de C&T, Geraldo Antunes, para garantir que os servidores do CTI sejam ouvidos e tenham acesso aos acontecimentos. No momento, todos aguardam o MPOG responder oficialmente às reivindicações, fato acordado no último encontro. 

E também começa esta semana a preparação para as CS2012 das empresas com data-base em novembro. Veja matéria completa. Veja aqui o andamento das campanhas por empresas: