Notícias | Diagnostico demonstra importância de Campinas em C&T e traz propostas

Diagnostico demonstra importância de Campinas em C&T e traz propostas

01/10/2012

>

Campinas representa 15% da produção nacional de C&T, sua região metropolitana abriga 1256 grupos de pesquisas, só este ano tivemos a inauguração do Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva no CTI, instituto da base de representação do SINTPq. Tamanha importância faz com que a área seja foco dos candidatos a prefeito na cidade.

Na semana passada, diretores do SINTPq estiveram presentes na apresentação do Caderno Temático Ciência e Tecnologia, que traz um diagnostico - incluindo os investimentos privados – e  diversas propostas. O documento faz parte do plano de governo de Márcio Pochmann, candidato a prefeitura.  

No programa de governo para ciência & tecnologia, Pochmann propõe a criação de um Centro Público de Tecnologia Social, para agregar iniciativas nesse campo, capacitação de pessoas e desenvolvimento de tecnologias que atendam as necessidades de cooperativas e empreendimentos solidários.

O foco são as tecnologias sociais que compreendem produtos, técnicas e metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que represente efetivas soluções de transformação social. É a tecnologia que não pensa somente no que é mais vendável, mas no que pode beneficiar a população como um todo. Que é feita ouvindo o que as pessoas mais precisam.

Participaram do lançamento o secretário-executivo do ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luis Antonio Elias; Diretor do CTI, Victor Mammana ; pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Unicamp, Habib Mohamed; presidente do CGE (Centro de Gestão e Estudo Estratégico) Mariano Francisco Laprane; e os diretores do SINTPq Austregésilo Gonçalves, Geraldo Antunes e Paulo Porsani.

Veja o caderno